5 dicas para alunos novatos da educação a distância

Veja 5 dicas de casas para alunos que estão começando a estudar através da educação a distância em um curso superior. Dicas de quem já fez uma faculdade de estância e conhece um pouco desta modalidade.

» Página Inicial

Muitas pessoas estão ingressando cursos superiores através das faculdades à distância que tornou se uma alternativa bastante viável para muitas pessoas no país que não tem tempo ou por outro motivo não pode frequentar uma faculdade presencial. Como já fiz a minha faculdade pela modalidade a distância, gostaria de oferecer algumas dicas para alunos novatos na modalidade EAD.

Leia muito

A primeira dica é que você deve ser muito, afinal a modalidade a distância exige bastante autonomia do aluno e boa parte desta autonomia pode ser desenvolvida através da leitura de livros e outras materiais recomendadas no curso ou mesmo de assuntos paralelos. O importante vender bastante.

Converse bastante com colegas

Converse com seus colegas de cursos e troque ideias, experiências expectativas em relação ao curso, sabemos que a relação interpessoal e o contrato que você adquiriu durante um curso superior é muito valioso e mesmo na educação a distância você terá contato com as pessoas do seu polo ou mesmo pela internet. O aprendizado coletivo não deve ser ignorado de maneira nenhuma.

Faça anotações

Faça anotações durante as aulas que você assistiu presencialmente ou a distância, não confie apenas na sua memória, ao fazer anotações você estará assegurando que o conhecimento que está tendo no momento estará preservado e ao mesmo tempo é uma maneira de você se fixar aquilo que está aprendendo.

Realize atividades paralelas

Todos os cursos exigem algumas atividades como parte nos estudos, mas sempre que possível realize atividades paralelas relacionadas ao conteúdo que você estiver estudando. Muito importante você desenvolver isso e não ficar preso apenas naquilo que o professor ou que é a faculdade propõe.

Mantenha o foco

Por fim mantenha o foco que é aquilo que você definiu no início do seu curso. É muito comum no desenvolver de um curso superior de qualquer outro nível as pessoas acabarem desistindo ou perdendo um pouco foco que havia feito no início, na modalidade a distância é muito mais fácil de isso acontecer, o importante é você estabelecer quais são suas metas e objetivos e não desviar se delas.


 
Veja também: