USP EAD. Cursos a distância em São Paulo

Esses cursos a distância que a USP oferece são gratuitos ou por serem feitos na modalidade a distância eles são pagos? Pode uma universidade pública cobrar por seus cursos? Conheça os cursos de graduação oferecidos pela USP – Universidade de São Paulo através da Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

A Universidade de São Paulo (USP) já é conhecida pela qualidade no ensino e renome internacional. Além do serviço presencial, a USP também oferece as mesmas qualidades para alunos que tenham interesse em estudar a distância, e que não tenham disponibilidade de participar de aulas presenciais nos polos disponíveis na cidade. A Universidade integra a Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) que também tem como parceiras outras seis Instituições de Ensino Superior (IES).

O objetivo da parceria também é levar a tecnologia para a comunidade como um serviço público a serviço da educação pública e de qualidade, levando conhecimento para todo o Estado e todas as pessoas que tenham vontade de estudar. Além disso, a junção de cursos e possibilidades ensino a distância (EAD) de diversas universidades públicas de São Paulo em um sistema único integrado facilita a vida do aluno e o ingresso no curso desejado.

Cursos a distância

As licenciaturas disponíveis através da UNIVESP são: física, matemática, química e biologia. Também estão disponíveis produção e computação. Já a USP também oferece Licenciatura em Ciências, pós-graduação em Ética, valores e cidadania na escola, e ética, valores e saúde na escola, além de extensão em Inglês e Espanhol.

O tempo dos cursos varia de acordo com a modalidade (graduação, pós-graduação ou extensão), e entre um e quatro anos. Alguns podem ter módulos semipresenciais, ou seja, com disciplinas onde o aluno precisa se locomover até os campos presenciais para as aulas. Geralmente essas modalidades aparecem em cursos mais técnicos, onde há a necessidade de laboratório. Fique atento para todas as opções de cursos, e caso opte por um curso semipresencial verifique onde estão localizados os polos mais próximos de acordo com sua necessidade.

Polos de atendimento presencial

No ano passado foram ofertadas mais de três mil vagas em 32 polos e 24 cidades diferentes. As informações completas sobre documentação e datas de vestibular você acessa no site www.univesp.br/vestibular. Em caso de dúvidas sobre processo seletivo ou Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o sistema operacional de aprendizagem da UNIVESP, você também pode entrar em contato através do telefone (11) 3188-6780 ou do e-mail [email protected]. O atendimento acontece de segunda a sexta as 8h30 às 17h30.

Perguntas e respostas

Os cursos a distância da USP são pagos ou gratuitos?

Os cursos a distância da USP são gratuitos, assim como os cursos de graduação presencial que a instituição oferece em suas salas de aula nos diversos campus da universidade. Contudo é preciso entender que apenas os cursos ofertados pelo Univesp são de graduação, já as opções oferecidas através do site E-Aulas são apenas conteúdos disponibilizados por professores e não é necessariamente o curso completo de graduação, muito menos oferece diploma de formação.

Universidade pública pode cobrar por cursos?

Sobre o fato de uma universidade pública cobrar por seus cursos, isto é possível em alguns casos como ocorre na pós-graduação onde é possível sim haver cobrança. O que não pode é cobrar pela graduação e neste caso independente de ser presencial ou a distância, eles serão gratuitos, mas nos demais casos fica a critério da instituição.

Qualidade é a mesma?

A qualidade dos cursos a distância não pode ser questionada apenas pelo fato de serem feitos na modalidade EAD. Não é a modalidade que determina a qualidade e um curso presencial de qualidade pode ser feito a distância sem perder sua essência. Naturalmente que é necessário fazer os devidos ajustes e o aluno também precisa compreender que há diferenças entre os modelos de oferta do curso.

Veja um vídeo do lançamento de novos cursos a distância na USP.

Todos os cursos da USP estão disponível a distância?

Não. O que acontece é que gradualmente eles estão disponibilizando aqueles cursos onde há tecnologia compatível para ser feito a distância e também onde a própria natureza do curso permite isso. Na verdade existem cursos que precisam ser presenciais e outros onde é possível que ele serja oferecido a pessoas a distância.

O que um aluno precisa ter para fazer um curso a distância?

Tecnicamente ele precisa ter um computador, tablet ou similar com acesso a internet. Além disso é preciso ter um pouco de conhecimento de tecnologia para poder acessar e explorar de forma adequada os recursos disponível naquele curso.

Além da questão técnica é preciso ressaltar que o modelo EAD é um pouco diferente daquilo que todos nós conhecemos quando estudamos em uma escola presencial. É preciso ter autonomia para poder estudar, disciplina para evitar a procrastinação e sobretudo compreender que o processo de aprendizado depende muito mais do aluno neste modelo do que no presencial.

Por Redaweb e redação

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© 2023 - Faculdade a Distância
Divulgação de cursos superiores EAD, instituições e informações sobre educação a distância. Este site é privado e não pertence a qualquer governo ou órgão público.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.