Vantagens e desvantagens EAD e das faculdades a distância

Cursos mais baratos, com maior comodidade e flexibilidade, festa são algumas vantagens das faculdades à distância, mas também algumas desvantagens no modelo EAD como veremos a seguir.

» Página Inicial

Estudar à distância em uma faculdade é uma tendência cada vez maior no Brasil, a quantidade de universidades que oferecem cursos na modalidade EAD é bastante grande que o número de alunos inscritos nesses cursos que tende a crescer muito nos próximos anos. Para muitas pessoas o modelo de educação a distância nas faculdades ainda é bastante questionado, outros acreditam que não há tanta diferença entre estudar à distância e presencialmente. Abaixo relaciona ramos aquilo que entendo serem as vantagens e as desvantagens das faculdades à distância e embora pudessem citar muitos outros fatores, decidi colocar três vantagens e três desvantagens para servir de paramentos de analise para aqueles que pretendem aderir ao ensino à distância.

Vantagens

Mais barato

O preço das faculdades à distância é um fator bastante atrativo uma vez que as mensalidades nas faculdades a distância são relativamente mais baixas do que as praticados nos cursos presenciais. Acredito que esta é uma vantagem que proporciona muitas pessoas a oportunidade de fazer um curso superior pagando um valor que seja acessível é compatível com seu orçamento. O valor das mensalidades nesses casos chega ser 50% mais baixo do que a mensalidade de um curso presencial.

Comodidade

A segunda vantagem que apresentamos a questão da comodidade onde o aluno poderá estudar em casa ou em outro local sem precisar estar presencialmente na sala de aula. Se considerarmos que o tempo anda bastante escasso para as pessoas atualmente, este modelo é bastante cômodo e permite que pessoas possam estudar e fazer outras atividades em paralelo sem precisar dedicar se exclusivamente a estar em uma faculdade para fazer o curso.

Flexibilidade

Ainda existe a questão da flexibilidade que permite ao aluno determinar o seu ritmo de estudos, os horários em que pretende fazer as atividades online eu outras obrigações decorrentes de cada curso. Este é um item bastante importante pois as pessoas não precisam parar as suas vidas para estudar, mas coloca o estudo de forma integrada suas atividades cotidianas.

Desvantagens

Poucos cursos disponíveis

Uma das desvantagens da educação a distância no ensino superior é que a quantidade de cursos disponíveis ainda é relativamente pequena, na verdade existem diversos títulos que não estão sendo oferecidos à distância e acaba limitando um pouco as opções para quem deseja fazer uma graduação. É verdade que o número de cursos nas faculdades EAD tem aumentado gradualmente mas ainda precisaria aumentar bastante para oferecer mais opções de formação para as pessoas.

Exige maior preparação

Muitos podem não concordar, mas para estudar à distância o aluno precisa estar muito bem preparado, uma vez que ele não terá o mesmo suporte durante as aulas que teria na educação presencial. Isto significa que o aluno precisa dedicar mais tempo de estudo, maior comprometimento para conquistar o aprendendo, sem contar que é importante buscar formas alternativas para complementar seus estudos.

Em muitos casos a qualidade é questionável

Qualidade é algo complicado de se definir, na educação a distância isso também não é diferente e para muitas pessoas os cursos de graduação à distância é questionável no fator qualidade quando comparado com as opções presenciais. Isto não chega a ser necessariamente uma verdade, mas existem casos em que a qualidade de seus cursos chega a ser duvidosos, portanto acho que ainda é um ponto que precisa evoluir bastante.


 
Veja também: