Quem fez supletivo pode fazer faculdade a distância?

Será que um aluno que estudou no ensino médio pela modalidade EJA ou supletivo pode fazer um curso superior à distância em uma universidade pública ou particular no Brasil?

» Página Inicial

Esta é uma daquelas perguntas que geralmente causa algum tipo de dúvida nós estudantes do ensino médio e de outros níveis escolares, afinal de contas o supletivo sempre foi visto no Brasil como uma modalidade de ensino inferior e portanto pode trazer junto a dúvida se uma pessoa que terminou seus estudos através do supletivo poderia por exemplo fazer uma faculdade à distância.

A resposta para esta pergunta é sim. Uma pessoa que estudou no ensino fundamental ou ensino médio através da modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos, antigo supletivo, pode fazer tranquilamente uma faculdade à distância ou mesmo uma presencial. É importante considerar que a modalidade EJA confere ao aluno a conclusão do ensino médio da mesma forma que a escola regular, desde que esse aluno tenha cumprido todas as suas obrigações escolares e obtido o certificado de conclusão do ensino médio. Neste caso não importa qual foi a modalidade que ele estudou e não terá nenhum problema para acessar na faculdade presencial ou à distância.

Quem fez supletivo é menos preparado para a educação superior?

Esta é outra pergunta é diferente da primeira. A primeira pergunta que diz respeito ao processo legal e nesse caso conforme explicado acima é perfeitamente legal o ingresso na faculdade. Agora a pergunta é se este aluno que fez o supletivo estará menos preparado para enfrentar um curso superior à distância, por exemplo. A resposta é que dependerá de caso para caso e não acredito que seja a modalidade que irá determinar isso. Aluno que estudou no supletivo, mas concluiu os estudos e obteve de fato o aprendizado daquilo que fez, certamente terá as mesmas condições de enfrentar um curso superior do que um aluno estudo na escola regular. Então temos que separar as coisas e diferenciar isso, pois dependerá do aluno não necessariamente na forma como eu estudou no ensino médio.

Quem fez supletivo precisa fazer cursinho para entrar na faculdade?

Depende da faculdade que ele pretende cursar, se for uma universidade pública certamente é necessário fazer o cursinho pré-vestibular, pois o processo seletivo das universidades públicas são bastantes concorridos e o aluno precisa estar muito preparado para conseguir uma vaga.

Na verdade o cursinho pré-vestibular é indicado para alunos que tenha estudado em qualquer modalidade de ensino, inclusive em escolas particulares de boa qualidade. Estes cursos são ótimos para preparar o aluno para o exame vestibular em universidades públicas onde o índice de concorrência é muito alto.


Veja também: