Por que faculdade a distância e mais barata que a presencial?
Quando analisamos os valores das mensalidades dos cursos superiores a distância com os cursos presenciais, notamos uma diferença significativa entre eles. Por que existe esta diferença?
De fato os valores cobrados pelos cursos superiores na modalidade EAD são relativamente mais baratos do que os cursos presenciais e a explicação para essa diferença pode ser diversas, mas acredito que existem alguns pontos que podem favorecer as instituições de ensino superiores na redução do custo com as mensalidades dos cursos a distância, coisa que não seria possível de fazer para o ensino presencial. As informações abaixo não foram obtidas em uma instituição e parte meramente do raciocínio lógico e do conhecimento que eu tenho dessas instituições e desses cursos.
Infraestrutura
O primeiro fato que eu chamo atenção é para a infraestrutura que as faculdades e universidades precisam para oferecer cursos a distância. Normalmente esses cursos são criados na central dessas universidades e distribuídas para todo país através de um sistema que pode ser pela internet ou via satélite para receptores nos polos de educação a distância espalhados por todo país. Perceba que só neste fato nós encontramos uma boa justificativa já que um único professor pode dar aula para milhares de aluno, sem a necessidade de alocar espaço físico na sede dessa instituição, coisa que tornaria muito caro em termos de espaço, mobiliário, energia elétrica, pessoal para atendimento, entre outros fatores.
Volume de alunos
Depois devemos considerar que graças a esse modelo de educação a distância é possível ter milhares de alunos inscritos em um único curso e sendo distribuído com a mesma infraestrutura. Aqui entra aquela lógica de quem vende muito, pode vender mais barato. Diferente de uma faculdade presencial que está limitado a um determinado número de alunos por não poder atender mais que aquele número em função das limitações físicas. Desta forma acredito que o montante de alunos que podem ser atendido com a mesma estrutura de pessoal e de outros recursos, é um importante fator para justificar uma mensalidade mais barata.
Concorrência
Por fim existe a questão da própria concorrência que pode ser encontrada em outras universidades a distância, bem como os próprios cursos presenciais. Importante entender que as instituições que operam na educação a distância podem oferecer uma mensalidade mais barata do que dos cursos presenciais até por conta da concorrência que existe com esses cursos presenciais. Este pode ser também um fator que justifique essa diferença de mensalidade que existe entre as instituições.
- A prova do Enem pode ser usada para entrar em faculdade a distância
- Anhembi Morumbi EAD. Cursos a distância, polos e outros
- Barão de Mauá EAD. Vantagens e cursos a distância
- Conceito do curso de Administração reconhecido pelo MEC no DF
- Cursos do Sebrae sobre varejo para empresas de pequeno porte
- Facinter EAD. Cursos a distância na Uninter. Conheça
- Faculdade a distância em Blumenau e São José: Unip, FTC e outras
- Faculdades a distância em Santa Ines,Barra do Corda e Caxias - MA
- Faculdades e universidades em Teresina
- FUMEC: 26 cursos superiores na Universidade Fumec
- IFMG: 31 cursos gratuitos na Instituto Federal de Minas Gerais
- PUCSP: 40 cursos reconhecidos pelo MEC Universidade Católica de São Paulo
- UERJ: 51 cursos gratuitos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro
- UFOP EAD. Cursos gratuitos a distância, polos e outros
- UFV: 48 cursos gratuitos na Universidade Federal de Viçosa
- UNG: 75 cursos superiores na Universidade Guarulhos
- UNIPAM: 32 cursos reconhecidos pelo MEC na Centro Universitário de Patos de Minas
- UNIPAMPA: 59 cursos gratuitos na Universidade Federal do Pampa
- UNIVASF: 25 cursos gratuitos na Universidade Federal do Vale do São Francisco
- UNIVERSO: 64 cursos superiores na Universidade Salgado de Oliveira