Faculdade EAD aprovada e credenciada no MEC

O que é uma faculdade EAD aprovada pelo Ministério da Educação? Todas as instituições de ensino superior, presencial ou a distância precisa ser credenciada pelo MEC para funcionar?

Uma das primeiras perguntas que estudantes ou futuros estudantes da educação a distância costumam fazer é se determinada faculdade é credenciada pelo MEC. Ao acompanhar um determinado site sobre educação superior, pude constatar isso ao perceber que perguntas similares a esta eram as mais comuns, mostrando claramente uma preocupação com o fato de algumas instituições não serem aprovadas pelo Ministério da Educação.

A preocupação desses alunos se justifica e existem alguns pontos importantes sobre o tema que será explanado abaixo.

O que é credenciamento?

Toda instituição de ensino superior, presencial ou a distância, precisa estar credenciada pelo Ministério da Educação. Este credenciamento é na verdade uma autorização que o MEC concederá para que esta instituição possa funcionar como tal, abrir cursos, inscrever alunos e ministrar as aulas que lhe são competentes.

Todas as faculdades e universidades EAD são aprovadas pelo MEC?

Espera-se que sim. Acredito que todas que estejam em operação no Brasil é porque passou pelo processo de credenciamento e está de certa forma aprovada para iniciar suas atividades. Mas em se tratando de educação a distância, todo cuidado é pouco. Veja o item abaixo.

Como saber se uma instituição é credenciada em EAD?

Qualquer pessoa poderá consultar no site https://emec.mec.gov.br do Ministério da Educação o credenciamento de uma faculdade, universidade ou centro universitário. Para fazer isso, entre no site indicado no link acima e faça uma consulta conforme indicado abaixo:

faculdade-ead-credenciada-busca

Após informar o nome da instituição e pesquisar, clique no link correspondente na relação que aparecerá no final da página e nesta nova tela vá até a opção Ato Regulatório onde será mostrado os dados relativos ao processo no MEC mostrando que é uma instituição credenciada.

faculdade-ead-credenciada

Vá também no menu Processos MEC onde será mostrado um histórico de processos daquela instituição no Ministério da Educação, como o credenciamento em EAD, recredenciamento em EAD, já que não basta ser credenciada, mas manter-se, reconhecimento dos cursos a distância e presencial, entre outros.

faculdade-ead-credenciada-processos

Se eu não encontrar a faculdade, então ela não é credenciada para EAD?

Caso você faça uma busca e não encontre neste site a faculdade ou a universidade é possível que ainda não seja credenciada, mas há outras razão para você não encontrar e eu sugiro algumas como:

  • Você pode estar digitando o nome diferente do que de fato é. É importante saber o nome correto da instituição.
  • Por ser uma instituição nova, o site não atualizou as informações e talvez seja bom esperar um pouco para consultar novamente.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© 2023 - Faculdade a Distância
Divulgação de cursos superiores EAD, instituições e informações sobre educação a distância. Este site é privado e não pertence a qualquer governo ou órgão público.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.