Faculdade a distância versus faculdade presencial, uma comparação

Veja as principais diferenças entregas faculdades à distância e as faculdades presenciais, o papel do professor, do aluno, da grade curricular outros fatores que podem ser comparados.

Na hora de escolher uma faculdade ou curso superior é possível que alguns fiquei em dúvida se deve fazer uma universidade presencial ou num curso superior no modelo EAD. Para ajudar algumas pessoas a compreender melhor os dois modelos paramos uma comparação entre o que é a faculdade à distância e presencial no que diz respeito à universidade, o professor, o aluno, a grade curricular e a carga horária dos cursos.

A universidade

Geralmente a universidade é a mesma, ou seja, a mesma instituição que operar cursos presenciais também para os cursos na modalidade à distância. Embora a experiência seja diferente e o método de aplicar o curso também difere bastante um do outro, mas estamos falando da mesma universidade, da mesma proposta pedagógica consequentemente do mesmo peso. Se uma universidade reputada como de boa qualidade na educação presencial, tende a ter a mesma reputação para a educação a distância.

O professor

Talvez a grande mudança seja exatamente o papel do professor, já que na faculdades presenciais ele estará aí diante dos alunos para responder perguntas, ajudar em questões pontuais, entre outros papéis que se desenvolve na sala de aula. Nas faculdades à distância o professor tem um papel pouco mais distante e embora seja possível interagir, perguntar, entre outras questões, não é a mesma coisa que nos cursos presenciais . Por este motivo existem os tutores que de certa forma substitui o papel do professor no auxílio presencial aluno. Esses tutores ficam nos polos de apoio presencial em sua cidade.

A grade curricular

A grade curricular dos cursos geralmente é a mesma ou com poucas adaptações de um modelo para o outro. Por grade curricular você deve entender a relação das matérias que você irá estudar em seu curso, se houver alterações na grade curricular isto não chega a ser um problema uma vez que de uma faculdade para outra no mesmo curso geralmente há diferenças de matérias na grade curricular do mesmo curso, mais não de uma maneira generalizada, são questões às vezes pontuais e as principais matérias estarão presente em todos os casos.

A carga horária

A carga horária dos cursos também é o outro item que não deve alterar do modelo presencial para o modelo a distância, isto ocorre porque nas faculdades à distância a carga horária é mantida, porém a exigência do aluno em estar na sala de aula para cumprir aquela carga horária é substituída por atividades e estudos à distância, que pode ser trabalhos, realização de provas online, comprimento de uma leitura, uma atividade online ou mesmo atividades presenciais no polo de apoio presencial aluno, então a diferença nesse caso não está necessariamente na carga horária mas sim na forma do cumprimento desta.

O aluno

Finalmente temos o papel do aluno que embora seja o mesmo aluno mas parece, pelo menos por enquanto que o perfil é um pouco diferente dos alunos das faculdades presidenciais em relação às faculdades EAD. No modelo presencial é possível concluir que o perfil do aluno seja de jovens que saíram do ensino médio estão seguindo seus estudos tenho curso superior. Já na educação a distância nota se a presença de pessoas com pouco mais de idade que pararam de estudar algum tempo e agora encontraram no modelo EAD a oportunidade de retomar seus estudos e concluir então uma faculdade, embora isto não pode ser tomado de maneira generalizado mas é possível que esses dois perfis apareça com um pouco mais de frequência em cada um dos modelos.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© 2023 - Faculdade a Distância
Divulgação de cursos superiores EAD, instituições e informações sobre educação a distância. Este site é privado e não pertence a qualquer governo ou órgão público.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.