Faculdade a distância tem qualidade inferior?

Será que vale a pena fazer um curso superior à distância, a qualidade das faculdades EAD é inferior em relação ao modelo presencial rua qualidade é a mesma

» Página Inicial

Quando eu estava fazendo faculdade à distância lembro-me de uma conversa que tive com uma colega de trabalho e na ocasião ela não sabia que eu estava fazendo um curso superior na modalidade EAD, porém quando falei pra ela, pude notar a cara de desprezo que ela fez em relação à minha atitude. Esta situação reflete o pensamento de muitas pessoas que julgam a qualidade das faculdades à distância como inferiores. Mas será que isto é verdade, ou seja, será que um curso superior à distância tem qualidade inferior ao curso presencial?

Vamos entender o conceito de qualidade

Para responder a esta pergunta é preciso fazer outra pergunta: Qual é o conceito de qualidade para você? Aquilo que uma pessoa reputa por qualidade pode não ser a mesma para o outra portanto é um aspecto um pouco subjetivo. Vamos pensar em alguns exemplos.

Algumas pessoas poderiam acreditar que a presença do professor para sanar todas as dúvidas seja um fator de qualidade, onde o aluno estaria sempre assistido por um professor e isto seria um fator de qualidade do seu curso. Se você acredita desta forma é possível que para você os cursos superiores a distância de fato tenham qualidade inferior. Mas sabemos que na prática isto não é necessariamente na verdade, primeiro que nem sempre o aluno pergunta, segundo que nem sempre faz a pergunta correta, terceiro que nem sempre o professor responde adequadamente e quarto que nem sempre o aluno compreende bem essa resposta.

É claro que a presença do professor é extremamente importante, não podemos negar isso, mas na educação distância o professor também existe e está disponível através dos meios virtuais, e claro que não está ao seu lado presencialmente, mas isto não significa que se você tiver dúvida não haverá meios para você resolver isto.

Outros fatores

Mas a qualidade das faculdades à distância podem ser questionada também por outros fatores, mas poucos questionam o papel do próprio aluno no processo de aprendizado. A sua postura é importante tanto no modelo presencial como EAD e com isso não é correto pensar que um curso superior em EAD seja de qualidade inferior só porque é a distância.

Minha Experiência

Depois de ter terminado minha faculdade à distância compreendi algumas coisas a respeito e relaciono algumas abaixo:


 
Veja também: