Faculdade a Distância: Qual universidade escolher

Qual universidade escolher para um curso superior em EAD: pública ou privada? Que outros fatores devem ser analisados para ponderar a decisão por uma faculdade a distância?

» Página Inicial

A escolha de uma faculdade ou curso superior é uma das decisões mais importantes, afinal baseado nesta escolha que estará sua futura profissão, a maneira de trabalho e principalmente o estilo de vida que poderá ser determinado pelo restado da vida. Uma pessoa que escolhe fazer um curso de medicina por exemplo, muito mais que um curso, ela está escolhendo um estilo de vida que difere muito se a escolha fosse por um curso de pedagogia, por exemplo.

Faculdade a distância

Quando o assunto é educação a distância as dificuldades podem ser maiores ainda, visto que é um modelo que as pessoas ainda conhecem pouco e não são poucas as dúvidas que surgem em torno deste assunto. Para tentar ajudar vamos analisar alguns pontos que poderão ser usados como base em sua decisão.

Faculdade pública ou privada

A primeira coisa a fazer é definir se você quer estudar em uma faculdade pública ou privada, isto é, ensino gratuito ou pago. É claro que a primeira opção é a melhor, mas é preciso levar em conta se existe em sua cidade polos de apoio presencial de alguma universidade pública e caso não tenha ficará difícil. Acesse o link para consultar polos de apoio presencial ao aluno em todo o Brasil de instituições públicas federais.

Curso desejado

Qual o curso você deseja fazer? É importante consultar se este curso existe na modalidade a distância, pois nem todos estão autorizados para o modelo EAD. Um consulta no site do MEC poderá ajudar a filtrar os cursos disponíveis. Geralmente não há muitas opções na área de ciência biológica, sendo mais comuns os cursos em ciências exatas e humanas.

Ainda sobre o curso é preciso analisar qual a afinidade você tem com aquela área. Lembrando que como explicado acima a faculdade a distância que você cursar poderá determinar sua futura profissão, então se você não gosta de lidar com crianças não deve fazer pedagogia, se tem dificuldades ou não gosta de matemática talvez ciências contábeis não seja a melhor opção e assim por diante.

Perfil do aluno

As faculdades a distância exigem um perfil de aluno que difere um pouco dos alunos da educação presencial. Eu escrevi um artigo dando 10 conselhos para um aluno que pretende estudar na educação a distância e acredito que ele resume bem aquilo que penso e percebi durante minha faculdade a distância. Recomendo a você fazer a leitura do mesmo.


Veja também: