Faculdade a distância exige vestibular para entrar

O acesso a uma faculdade a distância exige do aluno o processo seletivo ou o vestibular ou existe algum meio de ingressa na faculdade EAD sem passar pelo vestibular tradicional.

Esta é uma das muitas perguntas alguém pode fazer a respeito da educação a distância e das faculdades EAD, afinal de contas o modelo de ensino à distância ainda está sendo difundido no Brasil e é natural que essas dúvidas aconteça uma vez não é um histórico muito grande para que as pessoas possam se basear. A pergunta sobre o vestibular é importante e precisa ser bem esclarecida para que as pessoas possam se preparar para entrar em uma faculdade à distância.

Para que serve o vestibular?

Primeiro é preciso esclarecer que o vestibular ou o processo seletivo tem como finalidade selecionar os melhores alunos ou os mais bem preparados para preencher as vagas de um determinado curso superior seja em uma universidade pública ou particular.

Vestibular e educação a distância

Seu olharmos para definição anterior poderíamos concluir que para universidades a distância não haveria necessidade de vestibular para o acesso um curso superior, isto porque porque as faculdades a distância não estão limitadas a quantidade de alunos por turma, uma vez que o aluno não vai ocupar o espaço físico em uma sala de aula e pelo método virtual não há limites de alunos que possam ter acesso a um determinado curso. Contudo o vestibular é obrigatório também para as faculdades à distância e nesse caso creio que ele deve estar apenas cumprindo um papel legal e não apenas selecionando os alunos não para preencher uma turma mas para informar a faculdade que aquele aluno tem a mínima condição de participar de um curso superior.

Se não fosse assim uma pessoa analfabeta ou semi-analfabeta poderia se inscrever para o curso superior em uma faculdade à distância e embora a faculdade não tivesse problema com o contingente de alunos, haveria problema de adaptação e aprendizagem do aluno, já que não tem a menor base para participar de um curso superior que exige conhecimentos prévios em língua portuguesa, matemática, história, literatura eu outras matérias educacionais que a pessoa precisa ter se submetido no ensino fundamental e ensino médio.

Quais as exigências para entrar em uma faculdade EAD?

Do ponto de vista legal o aluno precisa ter concluído o ensino médio e além disso se submeter ao processo seletivo ou o vestibular para conseguir o acesso à universidade. Do ponto de vista prático, espera se que este aluno tenha de fato alguns pré requisitos importantes para o bom acompanhamento do curso superior e o melhor aprendizado. Eu escrevi um artigo falando sobre os pré-requisitos do aluno da educação a distância, eu acredito que seja de leitura obrigatória para todos aqueles que pretendem fazer uma faculdade EAD, seja em uma instituição pública ou privada.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© 2023 - Faculdade a Distância
Divulgação de cursos superiores EAD, instituições e informações sobre educação a distância. Este site é privado e não pertence a qualquer governo ou órgão público.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.