Ensino a distancia qual o melhor para o aprendizado?

Uma pessoa que pretende estudar à distância deve escolher qual tipo de ensino, quais as opções que existem em termos de ensino ou tipos de faculdades que operam na modalidade a distância?

Na verdade modelo de educação a distância no Brasil ainda é muito novo e não temos muitas alternativas além do modelo sendo utilizado nas universidades e faculdades que opera a distância. Basicamente o que temos hoje são o modelo semipresencial ou modelos 100% a distância. Falarei de cada um deles abaixo:

Semipresencial

O modelo semipresencial é o mais usado atualmente no Brasil por faculdades e universidades que operam na modalidade EAD, através dele as aulas são feitas à distância mas há a necessidade de pelo menos uma aula por semana presencial, por esse motivo as faculdades e universidades criam os polos de apoio presencial aluno em diversas cidades do Brasil para assim atender presencialmente aluno nesta aula que ele precisa fazer. Não apenas a aula mais alguns cursos existem em laboratório e outras atividades que precisam ser feitas presencialmente.

100% a distância

Mas existem alguns casos em que os cursos são feitos 100% a distância sem a necessidade de ter aulas presenciais, nesse caso a única exigência presencial são as provas que são feitas geralmente todo mês ou por bimestre. As provas não podem ser feitas à distância e nesse caso o aluno precisa ir até o posto mais próximo para realizar esses exames, mas às aulas e todas as atividades previstas são feitas totalmente a distância.

Importante considerar que nem todos os cursos são oferecidos através desta modalidade, especialmente aqueles que por sua natureza exige um contato maior do aluno com escola, nesse caso provavelmente estaria disponível pelo modelo semipresencial já descrito acima.

Qual é o melhor?

Acredito que o semipresencial seja o melhor para a maioria dos casos. No modelo 100% a distância o aluno precisa ter muita autonomia e saber estudar sozinho e se virar, pois o apoio é muito menor.

Faculdade pública ou privada

Outra classificação é quanto a gratuidade ou não do curso, nas universidades públicas os cursos são gratuitos, mas são mais concorridos também, já nas particulares os cursos são pagos e dada a facilidade de entrar, acaba sendo a preferência de muitas pessoas.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© 2023 - Faculdade a Distância
Divulgação de cursos superiores EAD, instituições e informações sobre educação a distância. Este site é privado e não pertence a qualquer governo ou órgão público.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.