Ensino a distancia: historia e hoje, qual foi a evolução

Qual foi a evolução da educação a distância no Brasil e quais os projetos que deram início ao modelo de ensino distância? Como está a educação a distância nos dias atuais?

A evolução da educação a distância no Brasil aconteceu de forma muito lenta e bastante desacreditada por décadas onde alguns poucos projeto sobreviveram, mas foram muito bem sucedidos e talvez dessem importante contribuição para que diversos modelos atuais e os tornassem bastante consolidado e difundido entre todas as classes sociais no país. Embora possam existir outros projetos que também contribuíram, mas de uma maneira geral o Instituto Monitor, Instituto Universal Brasileiro, SENAC São Paulo, Fundação Roberto Marinho e outras instituições deram contribuições importantes com seus projetos de ensino a distância em uma época que pouco se falava sobre este modelo. Veja abaixo um breve relato de alguns projetos importantes no ensino e à EAD.

Instituto Monitor e Universal Brasileiro

Criado em 1939, o Instituto Monitor pode ser considerado como o primeiro grande e significativo projeto de educação a distância no Brasil. Foi logo depois seguido também pelo Instituto Universal Brasileiro que também passou a oferecer cursos a distância e por correspondência. Esse modelo foi muito bem sucedido no Brasil e inclusive funciona até os dias atuais, mesmo com a era da tecnologia em pleno vapor.

Universidade do Ar

O Senac São Paulo foi também uma das instituições pioneiras com a sua Universidade do Ar, que em parceria com o SESC criou este projeto de grande relevância para a época.

Telecurso

O modelo de Telecurso aproveitou a televisão que já estava bem difundida no país para aprimorar a oferta de cursos a distância. Foi por volta dadécada 1970 que várias instituições lançaram projetos desta natureza, dentre elas destacam-se a Fundação Roberto Marinho, fundação Padre Reus, Projeto Minerva e Projeto SACI , são exemplos.

Centro Nacional de Educação a Distância

Depois já nas décadas de 80 e 90, aconteceram mudanças na chamada Teleducação, então em 1995 foi criado o CEAD – Centro Nacional de Educação a Distância, setor criado pelo Departamento Nacional de Educação cujas diretrizes permanecem até hoje.

Dias atuais

Nos dias atuais é possível encontrar desde cursos básicos e profissionalizantes até cursos superiores de pós-graduação na área de mestrado pela modalidade a distância, isso deixa claro que o modelo veio para ficar e que dá uma importante contribuição para a educação no Brasil que por anos esteve bastante estagnada especialmente no que diz respeito a oferta de cursos superiores ou na inclusão das pessoas nesses cursos.

Contudo a educação superior à distância ainda é paga na maioria dos casos e poderia ter uma melhora significativa com os investimentos do governo na educação superior gratuito disponível nas universidades públicas federais, estaduais e municipais em todo o país.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© 2023 - Faculdade a Distância
Divulgação de cursos superiores EAD, instituições e informações sobre educação a distância. Este site é privado e não pertence a qualquer governo ou órgão público.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.