Educação a distância na internet ou na web

Qual a relação entre educação a distância e a internet ou web? Veja neste artigo o importante papel que a internet tem no crescimento e sustentação do modelo EAD no Brasil?

» Página Inicial

Quando falamos em educação a distância é difícil não associar com a internet, uma vez que ambas estão muito ligadas e o desenvolvimento da primeira depende em parte da contribuição que a senda deu e continua dando para isso.

A educação a distância é a mesma coisa que educação pela internet?

Na verdade não. O modelo EAD já existia antes mesmo da internet surgir ou tornar-se popular como ela é hoje. Por educação a distância podemos entender qualquer processo educacional que seja feito utilizando algum meio de comunicação entre o aluno e a escola, além do presencial. Antigamente havia os cursos por correspondência, onde o aluno recebi pelo Correio o material que deveria estudar, bem como o acompanhamento que a instituição oferecia.

O papel da internet ou web

Mas foi com a internet que a educação a distância ganhou escala e permitiu que houvesse um grande desenvolvimento não só na quantidade de alunos atendidos, como também na oferta de cursos que vão desde treinamentos de algumas horas até cursos superiores que duram vários anos.

Neste sentido a web tem um papel fundamental pois as pessoas já tinham em casa a infraestrutura que precisavam para poder estudara a distância, que é um computador com acesso a internet, logo não é necessário fazer investimento em infraestrutura por parte do aluno e para as instituições isto também significa ganho pois aproveita a infraestrutura instalada.

Além da internet

Mas a educação a distância não é feita hoje só pela internet, pois as instituições podem usar também a comunicação via satélite para transmitir aulas ao vivo para os polos de educação a distância, canais de televisão como acontece com o projeto Univesp do governo do estado de São Paulo que usa a TV Cultura, entre outros recursos.


Veja também: