Educação a distância, histórico e perspectivas no Brasil

Veja alguns fatos históricos que marcou o início da educação a distância no Brasil e como isso serviu de referencial para o modelo é a de que temos hoje. Veja as perspectivas para o futuro deste modelo.

» Página Inicial

Quem observa hoje grande movimento da educação a distância no Brasil, talvez não tenha a compreensão de como isso começou e também que educação a distância já é bastante antiga por aqui, embora ela não tenha sida acreditada por décadas, mas ainda sim ela sobreviveu e alguns projetos talvez tenha estabelecido as bases importantes para que hoje poderíamos ter uma consolidação do ensino à distância indo desde cursos básicos e profissionalizantes até a educação superior com cursos de graduação, pós-graduação, especialização e até mestrado

Histórico

Relacionados abaixo alguns projetos que poderíamos chamar de pioneiras no ensino à distância no Brasil são bastante antigos sendo alguns meses atrasados de 1939:

Perspectivas

As perspectivas para educação a distância no Brasil são bastante promissoras, primeiro porque o modelo já está bastante consolidado, mostrou viável economicamente e também foi recebido muito bem pelo público de uma maneira geral que não tinha oportunidade para concluir o ensino superior. Mas ainda há muito o que fazer pela educação no Brasil, pois a mesma ainda é bastante deficitária e portanto ainda há uma demanda muito grande especialmente por cursos superiores. Nos próximos anos certamente teremos novos cursos sendo oferecidos a uma população cada vez maior que está interessado na educação superior através de algum modelo de educação a distância.

Deverá contribuir para esse aumento a maior participação das universidades públicas como as universidades federais e estaduais na oferta de cursos gratuitos na educação superior à distância. Hoje as universidades particulares representa uma parcela muito significativa dos cursos EAD, mas a partir do momento em que as universidades públicas oferecerem uma quantidade maior de cursos com maior número de polos para atender alunos em diversas regiões do país, acredito que a demanda crescerá muito mais ainda.


Veja também: