Educação a distância, histórico e perspectivas no Brasil
Veja alguns fatos históricos que marcou o início da educação a distância no Brasil e como isso serviu de referencial para o modelo é a de que temos hoje. Veja as perspectivas para o futuro deste modelo.
Quem observa hoje grande movimento da educação a distância no Brasil, talvez não tenha a compreensão de como isso começou e também que educação a distância já é bastante antiga por aqui, embora ela não tenha sida acreditada por décadas, mas ainda sim ela sobreviveu e alguns projetos talvez tenha estabelecido as bases importantes para que hoje poderíamos ter uma consolidação do ensino à distância indo desde cursos básicos e profissionalizantes até a educação superior com cursos de graduação, pós-graduação, especialização e até mestrado
Histórico
Relacionados abaixo alguns projetos que poderíamos chamar de pioneiras no ensino à distância no Brasil são bastante antigos sendo alguns meses atrasados de 1939:
- Instituto Monitor e Universal Brasileiro, projetos pioneiros que datam de 1939.
- Universidade do Ar. Projeto do SENAC São Paulo em parceria com o SESC que data de 1947 e foi bastante revolucionário para seu tempo.
- Telecurso. Foram diversos projetos desta natureza, dentre eles destancam-se o Telecurso da Fundação Roberto Marinho, Fundação Padre Reus, Projeto Minerva e Projeto SACI.
- Dentre outros
Perspectivas
As perspectivas para educação a distância no Brasil são bastante promissoras, primeiro porque o modelo já está bastante consolidado, mostrou viável economicamente e também foi recebido muito bem pelo público de uma maneira geral que não tinha oportunidade para concluir o ensino superior. Mas ainda há muito o que fazer pela educação no Brasil, pois a mesma ainda é bastante deficitária e portanto ainda há uma demanda muito grande especialmente por cursos superiores. Nos próximos anos certamente teremos novos cursos sendo oferecidos a uma população cada vez maior que está interessado na educação superior através de algum modelo de educação a distância.
Deverá contribuir para esse aumento a maior participação das universidades públicas como as universidades federais e estaduais na oferta de cursos gratuitos na educação superior à distância. Hoje as universidades particulares representa uma parcela muito significativa dos cursos EAD, mas a partir do momento em que as universidades públicas oferecerem uma quantidade maior de cursos com maior número de polos para atender alunos em diversas regiões do país, acredito que a demanda crescerá muito mais ainda.
- Claretiano EAD. Nota do MEC, polos e cursos a distância
- Conceito do curso de Ciências Contábeis em SC – Santa Catarina
- Conceito do curso de Pedagogia no Espírito Santo
- Curso superior EAD, vale a pena?
- Educação a distancia funciona? Ensino a distancia de qualidade?
- Faculdades a distância em Florianópolis: UFSC, Ulbra, Unip e outras
- Faculdades a distância em Guarapuava, Umuarama e Francisco Beltrão
- Faculdades a distância nas cidades de Serra, Cariacica e Guarapari no ES
- Faculdades e universidades em São Paulo capital
- Faculdades e universidades públicas no Rio de Janeiro
- FURG: 52 cursos gratuitos na Universidade Federal do Rio Grande
- UCSAL: 31 cursos superiores na Universidade Católica de Salvador
- UEA: 72 cursos gratuitos na Universidade do Estado do Amazonas
- UFRGS: 73 cursos gratuitos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
- UFT: 44 cursos gratuitos na Fundação Universidade Federal do Tocantins
- UNIARA: 34 cursos superiores no Centro Universitário de Araraquara
- Universidade de Caxias do Sul EAD. Cursos e polos UCSVirtual
- UNIVILLE: 40 cursos superiores na Universidade da Região de Joinville
- UTFPR EAD. Cursos a distância mudam a integração entre docentes e alunos
- UVA: 43 cursos superiores na Universidade Veiga de Almeida