Educação a distancia: É possível fazer da graduação ao mestrado?

Existem atualmente cursos superiores modalidade de educação a distância envolvendo todos os níveis da educação superior ou está restrito apenas a graduação?

A educação superior no Brasil não é muito antiga, antes dela havia diversas ações de educação a distância, mas estava restrita aquilo que chamamos de cursos livres que não quer nenhum tipo de regulamentação do Ministério da Educação hoje qualquer órgão educação básica ou superior no Brasil. De alguns anos para cá surgiram os cursos superiores na modalidade a distância com reconhecimento pelo MEC e a partir desses aumentou muito o número de instituições que oferecem cursos, bem como a quantidade de alunos matriculados pelo modelo de EAD.

Graduação

O curso mais oferecer uma educação superior pela modalidade a distância é a graduação, por graduação entenda se o curso superior que você faz logo depois que termina o ensino médio onde estão os principais títulos como administração de empresas, direito, engenharia, medicina, ciência da computação, pedagogia entre tantos outros títulos. Contudo nem todos os cursos de graduação são ofertados a distância, como caso de medicina, por exemplo, de um curso que precisa ser feito presencialmente, mas outros como direito, administração, pedagogia, ciências contábeis, entre tantos outros já existem inúmeros faculdades que oferece modelo EAD.

Como encontrar cursos de graduação a distância?

O método mais fácil e seguro de fazer isto é através do site: https://emec.mec.gov.br. Este site é do Ministério da Educação e nele é possível consultar todos os cursos de graduação e pós-graduação que estão autorizados pelo MEC para serem ofertados.

Ao acessar o site, entre na opção Consulta Avançada e faça uma busca por Curso de Graduação, informando o nome do curso e a modalidade A distância. Veja um exemplo:

Curso graduação a distância

 

Pós-graduação, mestrado e doutorado EAD

Após-graduação é outra opção que pode ser feito também pela modalidade a distância e há diversas universidades que oferecem cursos de pós-graduação pelo modelo em EAD. Contudo é preciso considerar que quando falamos de pós-graduação existem duas modalidades, sendo:

Especialização ou  lato sensu

Uma delas chamada de lato sensu o que é a especialização ou a pós-graduação mais comum que encontramos por aí. Este tipo de pós-graduação é comum a praticamente todas as áreas, tem carga horária geralmente em torno de 360 horas e pode ser encontrada com facilidade tanto na modalidade presencial como também a distância.

A melhor opção para você encontrar cursos de especialização a distância é também pelo eMec que foi explicado acima. Ao entrar no site, vá novamente na opção Consulta Avançada, escolha Curso de Especialização, informe o nome do curso, bem como a modalidade A Distância. Veja um exemplo:

curso pos-graduação distância

 

 

Mestrado ou Doutorado

A segunda é a pós-graduação stricto sensu o que é também chamada de mestrado ou doutorado. Ela é bastante comum para pessoas que desejam exercer a carreira de professor ou pesquisador na educação superior. As universidades são obrigadas a contratar parte do corpo docente com este tipo de formação e o valor da hora/aula paga para quem tem formação de doutorado ou mestrado é significativamente mais alta se comparado aos demais docentes. Contudo no caso de pós-graduação stricto sensu existem raras opções para ser feito a distância. Um exemplo de mestrado EAD este aqui: https://www.profmat-sbm.org.br/

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© 2023 - Faculdade a Distância
Divulgação de cursos superiores EAD, instituições e informações sobre educação a distância. Este site é privado e não pertence a qualquer governo ou órgão público.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.