Educação a distância e o uso de tecnologias como a internet

Veja a importante contribuição que a tecnologia e sobretudo a internet deu continua dando para a sustentação do modelo de educação a distância no âmbito do ensino superior no Brasil.

Para quem já fez um curso superior à distância sabe muito bem para que isso ocorra é necessário o uso da tecnologia de forma correta tanto pela instituição que oferece o curso, como pelo aluno que dependerá da tecnologia para poder acompanhar as aulas em atividades previstas e manter-se conectado com professores e à instituição para que possa de fato ter um aproveitamento suficiente e fazer a conclusão de curso superior por este modelo.

EAD e a internet

O uso da internet permitiu que as faculdades e universidades aproximassem dos alunos que estavam em regiões mais remotas onde não havia uma unidade presencial dessas universidades ou mesmo de pessoas que por motivos de trabalho, compromissos familiares e outros não tinham condições de se deslocar diariamente para uma sala de aula presencial em uma faculdade ou universidade tradicional. Sendo assim, é impossível deixarmos de falar de tecnologias como a internet quando fazemos qualquer referência à educação à distância, pois sem essas seria muito difícil chegamos aonde chegamos hoje com o modelo EAD. Entre as principais contribuições que a internet oferece a educação a distância podemos destacar os seguintes:

  • Permite que a instituição de ensino superior disponibilize os cursos, vídeo aulas, e demais informações a respeito do curso superior que está sendo oferecido.
  • Permite ao aluno acessar esses conteúdos a qualquer momento o que torna perfeitamente cômodo para o aluno e perfeitamente viável para a instituição uma vez que não é necessário que os dois, aluno instituição, estejam disponíveis ao mesmo tempo para a realização de uma aula como acontece a educação tradicional.
  • Permite que o aluno consulte conteúdos anteriores, reveja aulas, tenha acesso a uma infinidade de outras informações direta ou indiretamente ligadas ao que ele está estudando, entre outros.

O uso de internet foi de vital importância para o aumento da quantidade de faculdades e universidades, de cursos superiores estão sendo oferecidos pelo modelo EAD e sobretudo da quantidade de alunos que podem fazer um curso superior gozando da facilidade de estudar em casa.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© 2023 - Faculdade a Distância
Divulgação de cursos superiores EAD, instituições e informações sobre educação a distância. Este site é privado e não pertence a qualquer governo ou órgão público.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.