Como escolher uma faculdade a distância. Quais critérios avaliar?

Existe alguma forma segura para escolhermos um curso superior à distância ou uma faculdade com serviço de qualidade? Quais os critérios podem avaliar e onde podemos buscar informações sobre a reputação dessas universidades a distância?

Existem sim alguns caminhos a serem percorridos para assegurar que uma faculdade que opera na modalidade a distância ou mesmo presencial oferece algum nível de qualidade e segurança para seus alunos. Embora tudo na vida tenha um certo grau de risco, mas acredito que se você seguir fielmente os conselhos abaixo as chances de você encontrar uma faculdade idônea e que responda às suas expectativas de fato é bem maior.

Consulte a faculdade

A primeira coisa que você precisa fazer é consultar a própria faculdade e obter dela o máximo de informações que você precisar. Tem muita gente que vem na internet perguntar sobre determinada faculdade, mas ele mesmo não teve o trabalho de entrar em contato com essa instituição, conversar com ela e conhecer qual é a forma de trabalho deles, seus cursos, sua metodologia de ensino, entre outros tantos fatores que podem ser obtidos diretamente com a própria instituição.

Consulte o MEC

Depois de conversar com a instituição você deverá fazer uma consulta no Catálogo de Cursos Superiores no Ministério da Educação para certificar de que está tudo certo com essa instituição perante o MEC e que seus cursos sejam autorizados bem como está o reconhecimento dos cursos que estão em andamento. Para fazer isso, eu recomendo você acessar este link onde eu explico passo a passo como você pode proceder para fazer consulta no eMEC e encontrar as principais informações que precisa a respeito de uma faculdade, universidade os cursos que essas instituições oferecem.

Consulte ex-alunos

Por último, eu recomendo que você consulte ex-alunos desta instituição e converse com eles sobre a qualidade do curso, atendimento, entre outros fatores que você julgar necessário. Se você não tiver contato com nenhum ex-aluno poderá procurar essas informações na internet já que muitos alunos publicam em blogs, fóruns, sites de perguntas e respostas ou mesmo em redes sociais sobre suas experiências com cursos superiores e com as instituições onde eles estudaram. É preciso perder um pouquinho de tempo para fazer essas buscas, mas o resultado vale a pena e aí você vai conseguir descobrir bastante coisa a respeito daquela instituição. Mas tenha cuidado e tenha o critério de filtrar as informações, não é porque uma pessoa saiu insatisfeita de uma faculdade que é instituição é ruim. É preciso ter a sensibilidade de entender que ninguém agrada todo mundo, mas quando você encontrar uma faculdade ou universidade com um monte de gente falando basicamente a mesma coisa dela, nesse caso a situação é diferente.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© 2023 - Faculdade a Distância
Divulgação de cursos superiores EAD, instituições e informações sobre educação a distância. Este site é privado e não pertence a qualquer governo ou órgão público.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.