A prova do Enem pode ser usada para entrar em faculdade a distância

O ENEM que é usado em muitas faculdades e universidades em substituição ao processo seletivo também pode ser usado para ingresso em uma faculdade à distância sem o vestibular?

Enem - Exame Nacional do Ensino Médio foi criado com a finalidade de avaliar como os alunos estavam saindo do ensino médio ensino para faculdades no Brasil, ou seja ele foi criado com uma função de avaliar a qualidade do ensino nas escolas estaduais particulares do Brasil. Contudo o ENEM ganhou proporções muito maiores depois de algum tempo e começou a ser usado por diversas instituições de ensino superior como uma forma de avaliar o aluno e selecioná-lo para o ingresso em sua instituição, ou seja, o ENEM começava a ser usado em substituição de pelo menos parte do vestibular tradicional já era feito nas universidades a muitos anos.

O papel do Enem hoje

Atualmente o ENEM tem continuados desempenhando seu propósito inicial que é avaliar a qualidade do ensino médio, mas boa parte das faculdades e universidades já adotaram o Exame Nacional do Ensino Médio como parte ou como a totalidade do processo seletivo para a seleção dos alunos que irão compor as vagas de seus cursos, isto acontece especialmente nas universidades públicas federais que em 2013 passou a ser a totalidade delas no uso do ENEM. Desta forma se alguém pretende ingressar em uma universidade federal o caminho é fazer bem a prova e depois participar do SISU que é o processo em que as universidades usam para fazer a seleção dos alunos.

Enem e faculdade a distância

Mas a pergunta é: O ENEM também é usado como processo seletivo para os alunos que pretendem estudar nas faculdades à distância? Neste caso ele não está sendo utilizado ainda é portanto existe um vestibular a parte para aqueles que pretendem ingressar na educação distância ou EAD. Pelo menos até agora ele é usado como substituição do vestibular apenas para os cursos presenciais e, os cursos a distância são regidos por outro processo seletivo que aplicado pelas faculdades e universidades de uma maneira separada e com isso quem deseja ingressar numa faculdade à distância terá de se submeter ao vestibular tradicional.

Processo seletivo continuado

Uma característica que muitas faculdades à distância mantém é o chamado processo seletivo continuado, isto é, não existe necessariamente uma data para aplicação da prova do vestibular e o aluno poderá fazer a prova a qualquer momento desde que faça o agendamento prévio. Portanto é necessário consultar a faculdade onde deseja estudar para saber como é feito o processo seletivo e aplicação das provas do vestibular para os cursos superiores a distância.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© 2023 - Faculdade a Distância
Divulgação de cursos superiores EAD, instituições e informações sobre educação a distância. Este site é privado e não pertence a qualquer governo ou órgão público.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.