10 conselhos para alunos da educação a distância

Escolher o curso e a faculdade certa, desenvolver autonomia e administrar bem o tempo, definir metas concretas e reconhecer as limitações. O que um aluno da educação a distância precisa saber?

» Página Inicial

A educação a distância trouxe a oportunidade que muitos não tiveram na vida de poder estudar. A vida moderna exige muito tempo, trânsito, família, trabalho e outras atividades tiram o tempo que muitos poderiam ter usado para estudar. Mas com a chegada dos cursos a distância isto tornou possível para aqueles que se dispõe a recomeçar. Mas quais os pré-requisitos para uma pessoa fazer uma faculdade a distância, por exemplo? Como ex-aluno de curso superior a distância, relacionei abaixo 10 conselhos que julgo relevantes.

Escolha o curso certo

Escolher o curso certo significa aquele com que você tem mais afinidade, afinal, estudar também precisa estar associado com certo prazer e não puramente uma obrigação. Faça perguntas a você mesmo sobre onde gostaria de trabalhar e como seria o seu dia a dia em determinada profissão.

Escolha a faculdade EAD certa

Há muitas faculdades a distância e algumas serão melhores que outras, então você precisará avaliar e considerar aquela que lhe trará melhor benefício não só de ensino, mas em outros aspectos também. Perguntas que devem ser feitas: Onde é o polo de apoio presencial mais próximo? Que tipo de material eles oferecem? Como são transmitidas as aulas? Quem estudou lá? Converse com esta pessoa.

Organize as coisas

Organizar as coisas significa preparar-se para uma nova empreitada. Um curso superior, seja ele a distância ou presencial irá requerer de você tempo, dedicação e bastante esforço. Então veja o que você irá precisar abrir mão e o que precisará organizar em sua vida para não atrapalhar sua faculdade.

Desenvolva autonomia

A autonomia é a peça chave para quem deseja estudar a distância, afinal você não terá o professor o tempo todo do seu lado, então é preciso aprender a aprender. Analise como você resolve as coisas na sua vida e veja se você é uma pessoa muito dependente de outras ou se tem autonomia. Lembre-se, a autonomia não é algo negociável para a educação a distância, é obrigatório!

Foco é fundamental

Ter foco significa que uma vez que escolheu o curso certo, a faculdade certa e organizou as coisas, agora é preciso olhar para o alvo e não perdê-lo de vista. Na faculdade, a distância ou não, haverá matérias interessante e outras nem tanto, professores bacanas e outros nem tanto, livros bons para se ler e outros nem tanto. A questão é não perder o foco.

Administrar tempo

O tempo será seu aliado ou inimigo, depende de como irá relacionar-se com ele. Muita gente pode acreditar que ao fazer uma faculdade a distância não é preciso estudar e dá para empurrar com a barriga. Não é bem assim, eu acredito que seja necessário estudar mais e para isso você precisará de tempo. O que muda aqui é que esse tempo não precisa ser dedicado a ficar na sala de aula como na educação presencial, mas em casa ou seja lá onde for você precisar administrar bem o tempo para poder estudar.

Ler e interpretar

Muita gente não gosta de ler. Isto é ruim. Péssimo! Ler é importante e não estou falando apenas dos livros ou materiais que você terá de ler durante o curso, estou falando também de leitura geral. A leitura leva a pessoa a fazer interpretações e isto ceva ao desenvolvimento pessoal. Acredite em uma coisa: na educação a distância, sem leitura é muito difícil pensar em aprendizado e sem interpretação do que lê o entendimento ficará muito complicado. Comece a ler o jornal da sua cidade, as notícias nos sites, um livro qualquer, a Bíblia, revistas e tudo que puder, isto irá lhe ajudar muito.

Reconheça suas limitações e lute contra elas

Reconheça que tenha limitações e em se tratando de educação no Brasil, acredito que não seja difícil fazer isso. Como é a sua relação com a língua portuguesa? E com matemática? O que você realmente sabe sobre a história do Brasil e a história geral?

Um professor universitário não irá lhe ensinar como escrever ou fazer continha de matemática com regra de três, isto você precisa saber. Mas se você tiver dificuldades nessas e outras questões é preciso correr atrás do prejuízo. Acredito que se tratando de educação a distância, essas dificuldades precisam ser tratadas para um melhor aproveitamento do curso.

Determine metas

Determinar metas é importante e elas podem estar relacionadas ao curso superior que estiver fazendo ou outros. Determine um prazo para aprender o essencial de matemática, ou defina uma meta de leitura por semana. Uma vez definidas suas metas conte para alguém próximo de você qual é a sua meta. Certa vez ouvi que quando você torna público seus objetivos, sua consciência irá cobrar mais de você.

Tenha paciência

Por fim tenha paciência, afinal é preciso tempo para as coisas acontecer. Muita gente terá de reaprender a estudar outros terão de aprender mesmo e tudo isso demanda tempo. Então não cobre tanto de você, mas saiba reconhecer suas limitações e faça da sua faculdade a distância uma oportunidade única.


 
Veja também: