Os cursos que o SEBRAE oferece são reconhecidos pelo MEC?

O SEBRAE oferece diversos cursos a distância através do seu site, mas será que os cursos oferecidos à distância pelo SEBRAE são reconhecidos pelo Ministério da Educação? Conheça as opções de cursos livres do Sebrae para microempresas e microempreendedores, nas áreas de planejamento financeiro, qualidade, varejo, compras, exportação e outros.

» Página Inicial

Os cursos que o SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas empresas oferece através do seu site pela modalidade a distância pode ser classificados como cursos livres e para aqueles que não estão acostumados com termos relacionados à educação vou explicar o que isso significa.

No Brasil existem diversos níveis de cursos que podem ser os cursos de graduação pós-graduação, extensão universitária, técnicos e também os cursos livres.

Estes últimos podem ser criados por instituições de ensino de todo tipo sem precisar ser submetido ao Ministério da Educação para aprovação ou reconhecimento, com isso qualquer escola empresa que resolva oferecer algum tipo de curso que esteja na sua área de competência, não tem necessariamente que pedir autorização do Ministério da Educação, a secretaria de educação no estado município ou qualquer órgão competente para dirigir te fazer a aprovação daquele curso.

Mas os cursos de nível técnico, graduação e pós-graduação precisam ter autorização do Ministério da Educação e posteriormente depois que eles já estiverem em andamento o devido reconhecimento do curso, pois só assim ele poderia ser legalizado para os respectivos níveis citados.

Cursos do SEBRAE

Os cursos do SEBRAE portanto são caracterizados como cursos livres e estão voltados para o apoio à micro e pequenos empresários, visando ajudá-los na construção de seus negócios e na administração dos mesmos. Dessa forma acredito que eles não têm a necessidade de ter reconhecimento Ministério da Educação, isto de uma maneira formal, mas eles têm o reconhecimento do mercado que é um fator também de grande importância.

Cursos para microempresas

Segundo a definição do Sebrae, microempresa está relacionado no grupo dos pequenos negócios com faturamento anual de até 360 mil. O número dessas empresas é muito grande no Brasil, mas a quantidade que fecham e não conseguem atingir a maturidade é grande também.

Talvez um dos motivos que levam muitas dessas empresas ao fracasso seja a falta de conhecimento e despreparo de muitos empreendedores. Mesmo aqueles mais experientes precisam de reciclagem para se atualizar no concorrido mercado dos pequenos negócios.

O Sebrae oferece diversos cursos para microempresários. Veja abaixo as opções de cursos a distância nesta área:

Todos esses cursos são a distância e estão disponíveis no site EAD do Sebrae, são gratuitos e o link para você acessar e fazer a sua inscrição é o seguinte: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/ . Informações também podem ser obtidas pelo telefone: 0800 570 0800

O Sebrae é o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Brasil e presta relevantes serviços a comunidade de empreendedores no país.

Cursos para microempreendedor

O Sebrae há muitos anos vem desenvolvendo diversas ações no sentido de ajudar pequenos e micorempreendedores na difícil tarefa de criar e sustentar negócios no Brasil. Recentemente com a lei do microempreendedor individual, milhares de pessoas passaram a ser alvos dos benefícios desta lei que permite que trabalhadores informais possam legalizar-se e desfrutar de inúmeros benefícios.

Com isso o Sebrae lançou uma série de cursos a distância para ajudar estes empreendedores. Os cursos disponíveis atualmente (na data deste artigo) são os seguintes:

Cursos gratuitos e EAD

Todos esses cursos são gratuitos e são feitos a distância, isto é, você não precisa ir pessoalmente a nenhuma unidade do Sebrae para fazer a inscrição, muito menos para fazer o curso, já que tudo é feito pela internet. Então aproveite e faça hoje mesmo sua inscrição e aprenda mais sobre os assuntos mostrados acima.

Para você que deseja conhecer mais sobre cada um dos cursos acima, realizar sua inscrição e participar dos cursos, o link é esse: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline

Você poderá obter informações também pelo telefone: 0800 570 0800

Por que um microempreendedor precisa fazer um curso?

É um erro pensar que fazer curso e buscar qualificação é apenas pera pessoas que dependem do emprego. Os empreendedores talvez sejam os que mais precisam estar qualificados e alinhados com o mercado onde seu negócio está situado. Desta forma é possível afirmar que um microempreendedor precisa fazer cursos para compreender melhor o mercado, seu negócio, o relacionamento com clientes, os diversos aspectos da administração, como:

E quem já tem uma faculdade?

Os cursos do Sebrae acima mostrado são voltados para a área administrativa e caso você tenha feito administração é possível que já tenha estudado esses assuntos. Para aqueles que tem graduação em outras áreas esses cursos aparecem como um ótimo complemento com a visão administrativa do seu negócio ou o exercício da sua profissão.


Veja também: