Os cursos a distância da USP são reconhecidos pelo MEC?

Será que os cursos a distância que a USP oferece são reconhecidos pelo Ministério da Educação? Como saber se esses cursos têm a mesma validade dos cursos presenciais?

» Página Inicial

O assunto de reconhecimento pelo MEC é costumeiramente complicado para muitas pessoas e não é incomum encontrarmos pessoas questionando se tal o curso é reconhecido pelo MEC em determinada faculdade ou universidade. Com os cursos a distância a dificuldade com assunto aumenta bastante uma vez que a maioria das pessoas têm dificuldade de pensar em um curso superior sendo feito pela internet e não presencialmente em uma sala de aula, logo surgem questionamentos se aquilo está de acordo com o MEC e se o órgão máximo da educação no Brasil aprova cursos desta natureza.

EAD na USP

Atualmente a principal universidades do Brasil que é a USP passou a ser também alguns cursos na modalidade a distância e portanto o questionamento se eles são reconhecidos pelo MEC também inclui essa universidade. Nesse caso precisamos diferenciar dois tipos de cursos que são oferecidos pela USP. O primeiro deles são os cursos de graduação que a universidade paulista oferece através do projeto Univesp que a Universidade Virtual de São Paulo. Esses cursos tem sim o reconhecimento do Ministério da Educação assim como outros que são oferecidos na modalidade presencial. Os cursos de graduação e mesmo que sejam feitos à distância precisa da autorização posteriormente do reconhecimento do MEC.

Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC?

A melhor forma de você fazer isto é consultando o próprio site do Ministério da Educação. Veja abaixo o teste que fiz sobre o curso de Licenciatura em Ciências a distância da USP.

Passo 1: Acesse o site: https://emec.mec.gov.br/

Passo 2: Escolha a opção Consulta Avançada e preencha o formulário como mostrado abaixo:

MEC USP curso

Passo 3: Clique no botão Pesquisar e veja o resultado na tabela que ele mostrará logo abaixo.

Curso de ciências no MEC USP

Cursos livres

Mas a USP lançou também o site e-Aulas com diversos cursos livres, neste caso não há a necessidade de reconhecimento do MEC já que este não tem nenhuma atuação sobre cursos livres. Como o próprio nome diz, qualquer instituição de ensino pode oferecer cursos livres dentro da sua competência sem precisar submeter se os cursos para aprovação do Ministério da Secretaria Estadual de Educação.


Veja também: