Os cursos a distância da USP são pagos ou gratuitos?

Esses cursos a distância que a USP oferece são gratuitos ou por serem feitos na modalidade a distância eles são pagos? Pode uma universidade pública cobrar por seus cursos?

» Página Inicial

Os cursos a distância da USP são gratuitos, assim como os cursos de graduação presencial que a instituição oferece em suas salas de aula nos diversos campus da universidade. Contudo é preciso entender que apenas os cursos ofertados pelo Univesp são de graduação, já as opções oferecidas através do site E-Aulas são apenas conteúdos disponibilizados por professores e não é necessariamente o curso completo de graduação, muito menos oferece diploma de formação.

Universidade pública pode cobrar por cursos?

Sobre o fato de uma universidade pública cobrar por seus cursos, isto é possível em alguns casos como ocorre na pós-graduação onde é possível sim haver cobrança. O que não pode é cobrar pela graduação e neste caso independente de ser presencial ou a distância, eles serão gratuitos, mas nos demais casos fica a critério da instituição.

Qualidade é a mesma?

A qualidade dos cursos a distância não pode ser questionada apenas pelo fato de serem feitos na modalidade EAD. Não é a modalidade que determina a qualidade e um curso presencial de qualidade pode ser feito a distância sem perder sua essência. Naturalmente que é necessário fazer os devidos ajustes e o aluno também precisa compreender que há diferenças entre os modelos de oferta do curso.

Veja um vídeo do lançamento de novos cursos a distância na USP.

Todos os cursos da USP estão disponível a distância?

Não. O que acontece é que gradualmente eles estão disponibilizando aqueles cursos onde há tecnologia compatível para ser feito a distância e também onde a própria natureza do curso permite isso. Na verdade existem cursos que precisam ser presenciais e outros onde é possível que ele serja oferecido a pessoas a distância.

O que um aluno precisa ter para fazer um curso a distância?

Tecnicamente ele precisa ter um computador, tablet ou similar com acesso a internet. Além disso é preciso ter um pouco de conhecimento de tecnologia para poder acessar e explorar de forma adequada os recursos disponível naquele curso.

Além da questão técnica é preciso ressaltar que o modelo EAD é um pouco diferente daquilo que todos nós conhecemos quando estudamos em uma escola presencial. É preciso ter autonomia para poder estudar, disciplina para evitar a procrastinação e sobretudo compreender que o processo de aprendizado depende muito mais do aluno neste modelo do que no presencial.


 
Veja também: