Faculdade dá dinheiro? Um curso superior é sinônimo de ganhar bem?

Será que fazer uma faculdade poderá trazer muitas vantagens financeiras? Um curso superior é capaz de ajudar você a ganhar mais dinheiro do que uma pessoa que não tem formação nenhuma?

» Página Inicial

Fazer um curso superior, mais que um desejo é para muitos uma necessidade e não poucas as situações esta necessidade está atrelado a esperança de um bom emprego e consequentemente ganhar bem. Este pensamento não está necessariamente errado, uma vez que os esforços e investimentos feito na formação em uma faculdade ou universidade precisa ser compensado de alguma forma, mas na prática nem sempre isso é verdade, ou seja, existem muitos casos de pessoas que se formaram em determinada área e depois acabaram não conquistando aquilo que sonhavam na profissão escolhida.

Faculdade dá dinheiro?

Em nenhum curso superior está implícito ou explicito a ideia de que você irá ganhar dinheiro, é verdade que algumas coisas são mais óbvias do que outras e a chance de uma pessoa que fez medicina ganhar mais dinheiro do que uma que fez pedagogia é bastante evidente, mas ainda assim há exceções.

Para continuar o raciocínio peço que veja o vídeo abaixo que é uma reportagem da Folha sobre a profissão de pedreiro:

Como visto acima o ganhar dinheiro nem sempre está associado com uma faculdade ou uma formação universitária. Há segmentos que pagam muito bem para pessoas que tem até baixa escolaridade, enquanto que pessoas com graduação ou pós-graduação sofrem para encontrar um emprego com remuneração relativamente baixa.

Para que serve um curso superior então?

Se um curso superior não é sinônimo de ganhar bem e uma faculdade nem sempre dá dinheiro, porque uma pessoa deveria dedicar seus esforços, tempo e investimento em uma formação universitária?

A grande questão é o foco. Quem foca apenas em dinheiro pode se decepcionar, mas uma formação acadêmica não deve estar focada apenas em dinheiro e sim na própria formação que envolve o desenvolvimento pessoal, profissional, melhora na compreensão das coisas, abre a cabeça para o conhecimento e as melhores formas de atuar no mercado de trabalho e relacionar-se com outras pessoas e empresas. No final das contas uma faculdade irá te ajudar a trabalhar melhor, naquilo que você escolheu como profissão e com possibilidade de você ganhar bem, mas se o ganhar bem não estiver no pacote, pelo menos fica a qualidade de vida, qualidade do trabalho e sempre uma perspectiva de que as coisas podem mudar.

Quais cursos superiores dão mais dinheiro?

Como disse acima, alguns são mais propensos a ter melhores resultados financeiros e algumas profissões pagam bem, outras nem tanto. Eu recomendaria você fazer uma consulta no site Salariometro do governo paulista onde é possível consultar por profissão os valores das contratações ocorridas nos últimos 6 meses, não só no estado de São Paulo, mas em todo o Brasil. Assim você terá uma ideia melhor do valor médio dos salários da profissão que você almeja ter e o curso superior que terá de fazer para chegar lá.


 
Veja também: