Faculdade dá dinheiro? Um curso superior é sinônimo de ganhar bem?

Será que fazer uma faculdade poderá trazer muitas vantagens financeiras? Um curso superior é capaz de ajudar você a ganhar mais dinheiro do que uma pessoa que não tem formação nenhuma?

Fazer um curso superior, mais que um desejo é para muitos uma necessidade e não poucas as situações esta necessidade está atrelado a esperança de um bom emprego e consequentemente ganhar bem. Este pensamento não está necessariamente errado, uma vez que os esforços e investimentos feito na formação em uma faculdade ou universidade precisa ser compensado de alguma forma, mas na prática nem sempre isso é verdade, ou seja, existem muitos casos de pessoas que se formaram em determinada área e depois acabaram não conquistando aquilo que sonhavam na profissão escolhida.

Faculdade dá dinheiro?

Em nenhum curso superior está implícito ou explicito a ideia de que você irá ganhar dinheiro, é verdade que algumas coisas são mais óbvias do que outras e a chance de uma pessoa que fez medicina ganhar mais dinheiro do que uma que fez pedagogia é bastante evidente, mas ainda assim há exceções.

Para continuar o raciocínio peço que veja o vídeo abaixo que é uma reportagem da Folha sobre a profissão de pedreiro:

Como visto acima o ganhar dinheiro nem sempre está associado com uma faculdade ou uma formação universitária. Há segmentos que pagam muito bem para pessoas que tem até baixa escolaridade, enquanto que pessoas com graduação ou pós-graduação sofrem para encontrar um emprego com remuneração relativamente baixa.

Para que serve um curso superior então?

Se um curso superior não é sinônimo de ganhar bem e uma faculdade nem sempre dá dinheiro, porque uma pessoa deveria dedicar seus esforços, tempo e investimento em uma formação universitária?

A grande questão é o foco. Quem foca apenas em dinheiro pode se decepcionar, mas uma formação acadêmica não deve estar focada apenas em dinheiro e sim na própria formação que envolve o desenvolvimento pessoal, profissional, melhora na compreensão das coisas, abre a cabeça para o conhecimento e as melhores formas de atuar no mercado de trabalho e relacionar-se com outras pessoas e empresas. No final das contas uma faculdade irá te ajudar a trabalhar melhor, naquilo que você escolheu como profissão e com possibilidade de você ganhar bem, mas se o ganhar bem não estiver no pacote, pelo menos fica a qualidade de vida, qualidade do trabalho e sempre uma perspectiva de que as coisas podem mudar.

Quais cursos superiores dão mais dinheiro?

Como disse acima, alguns são mais propensos a ter melhores resultados financeiros e algumas profissões pagam bem, outras nem tanto. Eu recomendaria você fazer uma consulta no site Salariometro do governo paulista onde é possível consultar por profissão os valores das contratações ocorridas nos últimos 6 meses, não só no estado de São Paulo, mas em todo o Brasil. Assim você terá uma ideia melhor do valor médio dos salários da profissão que você almeja ter e o curso superior que terá de fazer para chegar lá.

Resumindo: Como um curso superior pode ajudar alguém a ganhar mais dinheiro?

Um curso superior pode ajudar alguém a ganhar mais dinheiro de várias maneiras:

  1. Aumento de Qualificação: A formação superior amplia o conhecimento e as habilidades técnicas e teóricas do indivíduo, tornando-o mais qualificado para ocupar cargos de maior responsabilidade e complexidade, que geralmente são melhor remunerados.
  2. Acesso a Oportunidades de Emprego: Muitas posições no mercado de trabalho exigem um diploma de nível superior como requisito mínimo. Ao possuir essa qualificação, o indivíduo tem acesso a um leque maior de oportunidades de emprego, incluindo aquelas com salários mais altos.
  3. Promoções e Crescimento Profissional: Com um diploma superior, os profissionais têm maiores chances de serem promovidos dentro de suas organizações. A educação continuada e a aquisição de novas competências são vistas positivamente pelos empregadores e podem acelerar o crescimento na carreira.
  4. Especialização e Nichos de Mercado: Cursos superiores permitem que os profissionais se especializem em áreas específicas, tornando-os experts em determinados nichos do mercado. Especialistas tendem a ser mais valorizados e podem cobrar mais por seus serviços.
  5. Empreendedorismo: A formação superior também pode fornecer conhecimentos e habilidades essenciais para quem deseja empreender. Um entendimento aprofundado de gestão, finanças, marketing, entre outros, pode aumentar as chances de sucesso de um negócio próprio.
  6. Networking: Durante a graduação, os alunos têm a oportunidade de construir uma rede de contatos com professores, colegas e profissionais da área, que podem ser valiosos para oportunidades futuras de emprego ou parcerias de negócios.
  7. Credibilidade Profissional: Um diploma de curso superior agrega credibilidade ao profissional, o que pode ser um diferencial na hora de negociar salários ou honorários, especialmente em áreas que exigem um alto grau de confiança e competência técnica.
  8. Desenvolvimento Pessoal: Além dos benefícios profissionais, a educação superior contribui para o desenvolvimento pessoal, melhorando habilidades como comunicação, resolução de problemas e pensamento crítico, que são altamente valorizadas no mercado de trabalho.
  9. Acesso a Benefícios: Em muitos casos, cargos que exigem formação superior vêm acompanhados de benefícios adicionais, como planos de saúde, bônus, participação nos lucros e planos de previdência privada, que também contribuem para uma maior remuneração total.
  10. Mobilidade Profissional: Com um diploma superior, há maior flexibilidade para mudar de carreira ou se adaptar a novas tendências do mercado, o que pode resultar em oportunidades de ganhos financeiros ao longo da vida profissional.

Em resumo, um curso superior pode ser um investimento significativo na carreira de um indivíduo, oferecendo diversas possibilidades de aumentar sua remuneração e alcançar estabilidade financeira.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© 2023 - Faculdade a Distância
Divulgação de cursos superiores EAD, instituições e informações sobre educação a distância. Este site é privado e não pertence a qualquer governo ou órgão público.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.