Faculdade a distância de Administração reconhecido pelo MEC

Veja como consultar se um curso de administração a distância é reconhecido ou autorizado pelo MEC – Ministério da Educação. Saiba como fazer isso passo a passo neste tutorial.

» Página Inicial

O curso de administração é de longe o mais popular no Brasil, segundo um levantamento feito com base no relatório do Ministério da Educação, o curso de adm é aquele que tem maior presença nas faculdades e universidades brasileiras. Mas a popularidade da graduação em administração não está restrito apenas nos cursos presenciais, já que ele é muito popular também na educação a distância. Segundo uma pesquisa que realizei no site do MEC em 23 de setembro de 2013, havia pelo menos 131 ocorrência em EAD, cada ocorrência significa uma faculdade ou universidade pública ou particular que está ministrando o curso.

Administração reconhecido pelo MEC

Mas a preocupação de muitos é se esses cursos a distância são reconhecidos pelo MEC, afinal ninguém quer dedicar tempo, dinheiro e esforço em algo que não seja reconhecido posteriormente. Neste caso é preciso entender que o reconhecimento só ocorre quando a primeira turma de uma faculdade atingir 50% do curso, então se for a primeira turma é possível que ele não seja reconhecido ainda, mas isto não significa que é ruim e que você não deva fazer, afinal quando você terminar a graduação a distância ele certamente já terá sido reconhecido.

Como saber se uma graduação a distância em Adm já é reconhecida?

Basta fazer uma consulta no site eMEC do Ministério da Educação e consultar os processos relativos a autorização e reconhecimento. O primeiro deve ser obrigatório, já o segundo deverá seguir a regra explicada acima. Isto vale para administração ou outro curso qualquer, seja ele presencial ou a distância.

Para consultar, siga os passos abaixo:

Entre no seguinte endereço https://emec.mec.gov.br e preencha o formulário de pesquisa conforme mostrado na imagem abaixo:

administracao-ead

Depois de clicar no botão Pesquisar, basta selecionar um curso na lista que aparecerá no final da página que será mostrado uma nova janela com os detalhes do curso. Eu escolhi administração a distância na UNB para este tutorial. Clique no curso a distância para exibir os detalhes dele, conforme mostrado na imagem abaixo:

administracao-ead-detalhes

Em seguida você deverá clicar no botão Ato Regulatório onde serão mostradas as ocorrências do curso, inclusive autorização ou reconhecimento. Veja a imagem abaixo onde mostra que o curso de administração a distância na UNB está autorizado e reconhecido.

administracao-ead-reconhecimento

Agora basta repetir o processo, escolhendo o curso desejado na instituição desejada.


Veja também: