Existe faculdade a distância de Arquitetura e Urbanismo?

Será que existe alguma faculdade ou universidade no Brasil que ofereça o curso de arquitetura e urbanismo da modalidade a distância ou EAD? Veja o resultado da consulta que fiz no MEC.

As faculdades a distância vêm ganhando cada vez mais espaço na educação superior no Brasil, ela já ocupa um espaço significativo no número de cursos ofertados e na quantidade de alunos que estão matriculados em um desses cursos EAD. Algumas áreas como administração, ciências contábeis, cursos de gestão nas áreas administrativas e de TI, bem como pedagogia e cursos de licenciatura são os mais ofertados e procurados na educação a distância, mas em contra partida outras áreas tem poucas ou nenhuma oferta de cursos . No caso de arquitetura e urbanismo é possível fazer esta graduação a distância? Existe alguma faculdade ou universidade que oferece esta formação em modelo EAD?

Posição do MEC

Bom, para responder a esta pergunta fui ao catálogo de cursos superiores do Ministério da Educação para fazer uma consulta e assim certificar se existe alguma instituição autorizada a oferecer a graduação em arquitetura e urbanismo a distância. Veja o resultado na imagem abaixo:

arquitetura-urbanismo-ead

Como pode ser visto não há ainda nenhuma instituição que esteja autorizada na oferta de do curso de arquitetura em EAD. Perceba que usei a o termo ainda, pois outros cursos como o de direito e jornalismo já estiveram na mesma situação e hoje já temos universidades que estão autorizadas a ofertá-los.

Arquitetura e urbanismo a distância, alternativas

Enquanto o curso não entra na pauta da educação a distância nas graduações formas no Brasil é possível encontrar algumas alternativas para quem deseja mesmo estudara a distância. Um delas são as opções das universidades americanas como Michigan, Yale, UNSW eTED, que assim como outras universidades dos Estados Unidos e de outros países liberam gratuitamente na internet o conteúdo de seus cursos, inclusive do curso de arquitetura. O site brasileiro Veduca tem feito as legendas em português para esses cursos, o que facilita muito quem não tem domínio do idioma inglês.

Na categoria Artes e arquitetura é possível encontrar as aulas das seguintes matérias:

  • Design de coisas úteis (TED)
  • Introdução ao pensamento visual (Berkley – Universidade da Califórnia)
  • Estruturas Arquitetônicas (Michigan)
  • Arquitetura Romana (Yale)
  • Programação para Designer(UNSW)
  • Reimaginando o Designer (TED)
  • Cidades Sustentáveis (TED)
  • Entre outros.

Reforçando:

Quais são as vantagens de estudar Arquitetura e Urbanismo a distância?

As principais vantagens são:

  • Flexibilidade: Você pode estudar em qualquer lugar e horário.
  • Menor custo: As mensalidades dos cursos a distância costumam ser mais baratas do que as dos cursos presenciais.
  • Acessibilidade: Os cursos a distância são mais acessíveis para pessoas com deficiência ou que residem em áreas remotas.
  • Atualização constante: Os materiais didáticos dos cursos a distância são constantemente atualizados.
  • Variedade de cursos: Há uma grande variedade de cursos de Arquitetura e Urbanismo a distância disponíveis.

Quais são as desvantagens ?

As principais desvantagens são:

  • Falta de interação social: Você não terá contato direto com seus professores e colegas de turma.
  • Autodisciplina: Você precisa ter disciplina para estudar sozinho.
  • Dificuldades de aprendizagem: Algumas pessoas podem ter dificuldades para aprender a distância.
  • Qualidade dos cursos: Nem todos os cursos de Arquitetura e Urbanismo a distância são de qualidade.
  • Prática profissional: O curso EAD de Arquitetura e Urbanismo exige que você busque oportunidades de prática profissional por conta própria.

Os cursos EAD de Arquitetura e Urbanismo são reconhecidos pelo MEC?

Sim, eles são reconhecidos pelo MEC, desde que atendam aos critérios de qualidade estabelecidos. É fundamental escolher uma instituição credenciada e com reconhecimento no mercado.

Como são realizadas as atividades práticas em um curso EAD de Arquitetura?

As atividades práticas, como desenho técnico e projetos, geralmente são realizadas em encontros presenciais agendados pela instituição. Além disso, algumas faculdades utilizam ferramentas digitais para simulações e exercícios práticos online.

Sim, ao concluir um curso EAD de Arquitetura e Urbanismo reconhecido pelo MEC, você obtém o título de arquiteto e urbanista, podendo atuar profissionalmente na área.

Como é o mercado de trabalho para quem se forma em Arquitetura EAD?

O mercado de trabalho para arquitetos formados em cursos EAD é promissor, especialmente se o curso for bem reconhecido. A demanda por profissionais qualificados é alta em áreas como projetos arquitetônicos, design de interiores, paisagismo e planejamento urbano.

Quais são as principais disciplinas estudadas?

As disciplinas incluem História da Arquitetura, Desenho Técnico, Projeto Arquitetônico, Urbanismo, Paisagismo, Sistemas Estruturais, entre outras. Também há ênfase em softwares específicos da área.

É mais barato cursar a distância do que presencialmente?

Geralmente, sim. Cursos EAD tendem a ter mensalidades mais acessíveis e permitem economia com deslocamentos e materiais didáticos, que são majoritariamente digitais.

Pesquise a reputação da instituição, verifique o reconhecimento do curso pelo MEC, analise a grade curricular e os recursos tecnológicos oferecidos, e busque opiniões de alunos e ex-alunos.

O diploma tem a mesma validade do presencial?

Sim, o diploma de um curso EAD reconhecido pelo MEC tem a mesma validade legal e profissional que o de um curso presencial.

 

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© 2023 - Faculdade a Distância
Divulgação de cursos superiores EAD, instituições e informações sobre educação a distância. Este site é privado e não pertence a qualquer governo ou órgão público.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.