Existe curso superior por correspondência?

Como funcionam os cursos por correspondência e será que Existe alguma vantagem neles? Curso por correspondência é o mesmo que EAD ou Educação a Distância nas faculdades EAD?

Os cursos por correspondências são bastante antigos no Brasil, quando criança tinha o hábito de ouvir rádio AM, pois era o único meio de comunicação que tínhamos no sítio no interior de Minas Gerais e naquela época ouvia muitas propagandas de cursos por correspondência. Lembro que os mais divulgados eram mecânica de motos, radio e TV (conserto), entre outros.

Tradicionalmente, os cursos por correspondência eram realizados através do envio de materiais didáticos pelo correio, e os alunos estudavam em casa, no seu próprio ritmo. Com o avanço da tecnologia, essa modalidade evoluiu para o que hoje conhecemos como Educação a Distância (EAD), onde a internet se tornou o principal meio de comunicação entre instituições de ensino e alunos.

Como funcionam os cursos por correspondência?

Embora não esteja não esteja mais na moda atualmente, esses cursos quando oferecidos eram compostos por diversas apostilas que eram enviadas pelos Correios até a residência da pessoa e esta estudava por essas apostilas não havendo muita interação com a instituição de ensino.

Curso por correspondência é o mesmo que EAD?

De certa forma sim, pois a sigla EAD significa Educação a Distância e portanto poderia enquadrar-se tranquilamente, contudo o modelo de educação a distância adotado atualmente é um pouco diferente, especialmente no caso de cursos superiores que são regidos por lei e portanto uma faculdade e universidade precisa adequar ao padrão do Ministério da Educação para oferecer um curso superior em EAD

Existe curso superior por correspondência?

Não. Não existe exatamente pelo modelo acima explicado acima, o modelo de educação a distância usado para os cursos superiores é definido pelo Ministério da Educação no Brasil e neste modelo é necessário que a instituição de ensino superior tenham uma infraestrutura de comunicação mais eficiente do que a proposta de material por correspondência. Como parte desta infraestrutura é necessário a criação de polos de apoio presencial ao aluno, isto é, pequenas unidades de atendimento ao aluno precisam ser criadas na cidade ou na região geográfica onde o aluno está, afinal as provas e outras atividades precisam ser feitas presencialmente nesses polos e não a distância.

Existem vantagens em cursos por correspondência?

Bem, é difícil dizer se há vantagens ou não, afinal cada caso é um caso, mas todo processo de aprendizado deve ser bem vindo. Se uma pessoa mora em uma região remota e não pode frequentar uma escola, seria sim válido, mas em outras situações é mais recomendável adotar um dos modelos de educação formal onde há algum tipo de interação coma escola ou professor, mesmo no modelo de educação a distância dos cursos superiores que atualmente prevê este tipo de interação.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© 2023 - Faculdade a Distância
Divulgação de cursos superiores EAD, instituições e informações sobre educação a distância. Este site é privado e não pertence a qualquer governo ou órgão público.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.