Existe curso superior por correspondência?

Como funcionam os cursos por correspondência e será que Existe alguma vantagem neles? Curso por correspondência é o mesmo que EAD ou Educação a Distância nas faculdades EAD?

» Página Inicial

Os cursos por correspondências são bastante antigos no Brasil, quando criança tinha o hábito de ouvir rádio AM, pois era o único meio de comunicação que tínhamos no sítio no interior de Minas Gerais e naquela época ouvia muitas propagandas de cursos por correspondência. Lembro que os mais divulgados eram mecânica de motos, radio e TV (conserto), entre outros.

Como funcionam os cursos por correspondência?

Embora não esteja não esteja mais na moda atualmente, esses cursos quando oferecidos eram compostos por diversas apostilas que eram enviadas pelos Correios até a residência da pessoa e esta estudava por essas apostilas não havendo muita interação com a instituição de ensino.

Curso por correspondência é o mesmo que EAD?

De certa forma sim, pois a sigla EAD significa Educação a Distância e portanto poderia enquadrar-se tranquilamente, contudo o modelo de educação a distância adotado atualmente é um pouco diferente, especialmente no caso de cursos superiores que são regidos por lei e portanto uma faculdade e universidade precisa adequar ao padrão do Ministério da Educação para oferecer um curso superior em EAD

Existe curso superior por correspondência?

Não. Não existe exatamente pelo modelo acima explicado acima, o modelo de educação a distância usado para os cursos superiores é definido pelo Ministério da Educação no Brasil e neste modelo é necessário que a instituição de ensino superior tenham uma infraestrutura de comunicação mais eficiente do que a proposta de material por correspondência. Como parte desta infraestrutura é necessário a criação de polos de apoio presencial ao aluno, isto é, pequenas unidades de atendimento ao aluno precisam ser criadas na cidade ou na região geográfica onde o aluno está, afinal as provas e outras atividades precisam ser feitas presencialmente nesses polos e não a distância.

Existem vantagens em cursos por correspondência?

Bem, é difícil dizer se há vantagens ou não, afinal cada caso é um caso, mas todo processo de aprendizado deve ser bem vindo. Se uma pessoa mora em uma região remota e não pode frequentar uma escola, seria sim válido, mas em outras situações é mais recomendável adotar um dos modelos de educação formal onde há algum tipo de interação coma escola ou professor, mesmo no modelo de educação a distância dos cursos superiores que atualmente prevê este tipo de interação.


 
Veja também: