Cursos a distância na USP, saiba como fazer de graça

Saiba como estudar de graça através de cursos e conteúdos disponibilizados pela USP universidade de São Paulo que tem acesso a um dos melhores conteúdos universitários do país?

» Página Inicial

Educação a distância cresce muito no Brasil assim como em diversas partes do mundo, esse movimento tem crescido muito no Brasil e encontrou um terreno fértil para crescer, visto que temos uma deficiência enorme de cursos superiores em diversas regiões do país e que o nível educacional no Brasil relativamente baixo se comparado com os países em desenvolvimento. O problema da educação a distância é que inicialmente encontrávamos opções apenas em universidades particulares, mas atualmente você pode estudar em uma universidade pública de graça através da modalidade a distância. As universidades federais já fazem isso com diversos cursos e no estado de São Paulo foi criada a Univesp, que é a Universidade Virtual do estado de São Paulo, composta pelas três principais instituições públicas de ensino superior, o Centro Paula Souza e ainda a TV Cultura que é usada para transmitir vídeos das aulas de diversos cursos são oferecidos na Unesp.

O avanço que tem acontecido no Brasil em relação à educação a distância não está restrito apenas às universidades particulares ou privadas, um bom exemplo disso são os esforços que a USP - Universidade de São Paulo tem feito para tornar público o conteúdo de seus cursos de graduação ou mesmo os cursos completos oferecidos na modalidade a distância. Então se você gostaria de estudar na USP pelo modelo EAD ou ter acesso a conteúdos de seus cursos, veja abaixo quais são as opções de curso a distância e graça na USP.

Univesp

A primeira opção é através do portal Univesp que é a Universidade Virtual do Estado de São Paulo, que foi criada com a junção das três principais universidades públicas paulistas ( USP, Unesp e Unicamp), do Centro Paula Souza e da TV Cultura que é usada para transmitir os conteúdos cursos a distância. Na Univesp você poderá encontrar alguns cursos de graduação disponibilizados e feitos na Universidade de São Paulo, porém a maioria dos cursos da Univesp está mais restrito a formação de professores ou conteúdos na área educacional. Todos os cursos são gratuitos.

A Univesp como explicado acima é formada pela USP, Unesp e Unicamp no que diz respeito a oferta decursos, o significa que você poderá fazer um curso a distância na USP, UNESP ou na Unicamp. Também há a participação do Centro Paula Souza através da Fatec que a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo e da TV Cultura que é usado para transmissão das aulas para aqueles alunos que estão matriculados.

Para conhecer acesse este link: https://Univesp.br/

Veja a relação de cursos de graduação, pós-graduação e extensão na Univesp

Cursos de graduação

Cursos de pós-graduação

Cursos de Extensão

É importante considerar ainda que no caso de curso superior a distância, algumas atividades precisam ser feitas nos polos de apoio presencial. Para ver a relação de polos, acesse este link: https://univesp.br/polos

Veja abaixo a videoaula Previsão do Tempo e do Clima do curso de Licenciatura em Ciências

Os cursos da Univesp são destinados em sua maioria para formação de professores, mas isso não significa que ela sempre atuar apenas nesta linha, acredito que se foram os primeiros cursos lançados visando atender esta deficiência que há na formação de professores no Brasil, mas creio que logo logo teremos cursos em áreas de administração, computação eu e outras áreas do conhecimento humano.

Para conhecer o universo como fazer um curso a distância gratuito no estado de São Paulo em uma das suas universidades públicas, acesse o site e obtenha outras informações: https://univesp.br/cursos

E-aulas

A segunda opção para quem deseja estudar de graça com conteúdo da USP é o site E-Aulas da Universidade de São Paulo, este site não oferece necessariamente um curso superior completo e sim os conteúdos que são usados nesses cursos. Neste site você encontrará as videoaulas dos professores da USP que disponibilizam os conteúdos que eles usam nas salas de aula. Alguns vídeos são restritos apenas alunos da USP e outros são públicos e podem ser acessados de graça por qualquer pessoa.

Acesse o site aqui: https://www.eaulas.usp.br

Cursos com conteúdos disponíveis

Ciências Exatas

Ciências Humanas

Ciência Biológicas

Perguntas e respostas sobre os cursos gratuitos da USP

Os cursos são realmente de graça?

Sim. A USP é uma universidade pública e com isso seus cursos de graduação são todos gratuitos, sejam eles presenciais ou a distância?

Quais as diferenças dos cursos da Univesp e do E-aulas?

Na Univesp você tem o curso e a formação completa, inclusive com o diploma após a conclusão do curso e portanto é basicamente a mesma formação que teria em um curso presencial na instituição. No E-aulas eles disponibilizam apenas os conteúdos para você estudar e obter conhecimento, mas não é uma formação e muito menos é emitido diploma de conclusão.

Todos os conteúdos de um curso estarão disponíveis no E-Aulas?

Pelo menos por enquanto não. Alguns cursos têm poucos conteúdos, outros tem um pouco mais. A tendência é que isto aumente com o passar do tempo.

Que é melhor: fazer uma faculdade paga presencial ou estudar a distância e de graça nesses cursos da USP?

Acho que depende de cada um e da proposta que cada um tem. Temos de considerar que nem todas as pessoas tem perfil, paciência ou disciplina para estudar pela modalidade a distância, seja na USP ou em qualquer lugar. Por outro lado estudar de graça e com conteúdo de qualidade como é o caso dos exemplos mostrados acima pode ser útil para muitas pessoas.


 
Veja também: