Curso superior sequencial pode ser feito a distância?

Veja neste artigo é a definição de cursos sequenciais do ensino superior, onde fazer um curso sequencial na modalidade a distância no Brasil. leia entenda sobre este tipo de curso superior.

» Página Inicial

Curso sequencial é também um curso superior, embora não seja uma graduação como é comum nas faculdades e universidades do país. O objetivo dos cursos sequenciais é oferecer maior conhecimento aluno em um determinado saber e não necessariamente em uma área do conhecimento. Para entender melhor podemos observar a questão da informática, que é uma determinada área do conhecimento, mas um curso sequencial nesta área poderia abordar apenas um determinado saber como por exemplo fazer manutenção de notebooks.

Cursos sequenciais a distância

Embora ele seja mais comum na modalidade presencial é possível encontrar algumas opções de cursos sequenciais feitos à distância. Fiz uma consulta no site do ministério da educação e conclui se que atualmente apenas quatro cursos sequenciais sendo oferecidos em faculdades à distância, esta consulta foi feita em outubro de 2013. Veja abaixo quais são os cursos de onde eles eram oferecidos no momento da consulta.

Vale a pena fazer curso sequencial a distância?

Conforme explicado acima o curso sequencial não confere ao aluno o título de graduação, mas ele pode ser bastante útil para um estudante que deseja aprofundar-se em determinado conhecimento e que esse conhecimento venha trazer algum benefício em termos de trabalho ou mesmo preparação para um curso superior que se pretende fazer. É importante observar que o curso sequencial pode ser feito logo após o ensino médio, ou mesmo quando o aluno está cursando ou já tenha terminado sua graduação, isto se aplica tanto para os cursos presenciais como para os cursos a distância também.

Partindo desse princípio é possível afirmar que vale a pena fazer um curso sequencial quando se tem esse objetivo que é apenas qualificar-se em um saber muito específico, porém é importante não confundir este curso com uma graduação e se o seu desejo ou necessidade é uma formação mais ampla, então o melhor é pensar em curso de graduação tradicional, estes podem ser encontrados na modalidade à distância com bastante alternativas.


Veja também: