Curso superior ou curso técnico, qual é melhor?

Dicas e orientação para ajudar um estudante a escolher se deve fazer um curso de nível técnico ou uma faculdade (curso superior). Veja a análise apontando algumas características de ambas.

» Página Inicial

As escolhas são atitudes importantes que temos de fazer em nossas vidas e quando o assunto é educação é natural termos de escolher entre uma alternativa e outra. Escola pública ou particular, escolha do curso, da instituição em que iremos estudar, entre outros. Neste cenário há também a questão entre fazer um curso técnico ou uma faculdade.

Curso técnico ou faculdade?

Primeiro é preciso pensar os dois não são necessariamente concorrentes, afinal um é de nível técnico e outro de nível superior e portanto é perfeitamente possível fazer as duas formações. Mas muitas pessoas acabarão escolhendo apenas uma delas e nesta hora é importante decidir. Se este é o seu caso, segue algumas dicas.

Faça os dois. A primeira dica é que se possível faça os dois, primeiro o curso técnico e depois a faculdade. A razão disso é que um poderá ajudar o outro e portanto é bastante recomendável.

Importância do diploma. Um curso superior tem um peso maior e se você tiver de optar por um deles, saiba que há esta diferença no status e valor em termos de formação.

Mercado de trabalho. Mas quando o assunto e formação de mão de obra para o mercado de trabalho, os cursos técnicos podem levar vantagem em várias áreas, já que eles são formatados para proporcionar uma formação mais direcionada ao setor produtivo, seja no comércio, na indústria ou nos serviços.

Exercício da profissão. Algumas profissões são regulamentadas por lei e nesta lei está explicito o tipo de formação que uma pessoa precisa ter. Muitas profissões exigem o curso superior, como é o caso de administrador, contabilista, advogado, farmacêutico, entre outros. Outras profissões que não são regulamentadas não segue a mesma exigência, como é o caso dos profissionais da área da tecnologia da informação ou informática.

Custo e benefício. A análise de custo é benefício é muito importante e ela irá variar de situação para situação. Analise o mercado de trabalho em sua região, seus planos e possibilidades de continuidade de estudos e outros fatores. Isto poderá ajudar na escolha de um curso técnico, de um curso superior ou de ambos.

Faça bem feito. Qualquer que seja a sua decisão é importante fazer bem feito e aproveitar ao máximo a oportunidade. Acho que este ponto é mais importante do que a escolha feita, seja ela qual for, afinal tanto o curso técnico como a faculdade tem exigências e traz benefícios, portanto é preciso saber aproveitá-las.


Veja também: