Curso superior com duração de 2 anos, onde encontrar

O cursos de 2 anos tem a mesma validade que os outros? Quem faz uma graduação de 2 anos pode fazer pós-graduação? Onde encontrar os cursos de curta duração autorizados pelo MEC?

 

O tempo médio para uma pessoa se formar em uma graduação no Brasil varia bastante, afinal há diversos tipos de cursos superiores e em vários níveis, como bacharelado, licenciatura, tecnologia, etc. Historicamente os cursos de longa duração foram os mais comuns por aqui, mas de alguns anos para cá entrou em evidência os chamados cursos superiores de curta duração ou de 2 anos. Há várias perguntas que podem ser feitas sobre eles e abaixo apresentamos algumas delas bem como a instrução passo a passo para encontrar essas graduações de 2 anos.

O que é um curso de curta duração?

O nome correto da modalidade deles é tecnologia ou tecnológicos. Trata-se de um nível de graduação com carga horária reduzida e com formato e grade curricular mais parecido com as formações em nível técnico. O objeto deles é proporcionar uma formação mais rápida para a inclusão no mercado de trabalho.

O cursos de 2 anos tem a mesma validade que os outros?

Sim. Um curso de tecnologia também é uma graduação e tem a mesma validade que os demais níveis como o bacharelado e licenciatura. Contudo ele confere ao concluinte o título de tecnólogo, enquanto que o bacharelado confere o título de bacharél e o de licenciatura o título de licenciado.

Quem faz um curso de 2 anos pode fazer pós-graduação?

Esta é outra dúvida comum e a resposta é sim. Um aluno que fez uma graduação em um curso de tecnologia pode sim fazer pós-graduação. É importante entender que para ingressar em uma pós-graduação o aluno passa por uma espécie de análise e pode ser que determinada universidade possa criar algum impedimento para certas formações em pós-graduação, como nos casos de doutorado. Mas isto não é uma regra e apenas uma hipótese.

Onde encontrar os cursos de curta duração?

Os cursos de 2 anos ou 2 anos e meio estão presentes nas faculdades e universidades do Brasil, ao acessar o site dessas instituições procure por cursos de tecnologia ou tecnólogos. Existe ainda uma maneira mais fácil de encontrá-los que é através do site do Ministério da Educação, o chamado eMec (http://emec.mec.gov.br). Ao acessar o site, entre na opção Avançadas, marque a opção curso, informe o nome dele e marque ainda o grau Tecnológico. Desta forma você terá a relação de cursos autorizados no MEC com a curta duração.

 


Veja também

2015-2016 | Faculdade a Distância | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos