Curso superior a distância, qual faculdade escolher?

Escolher por exatas, humanas e biológicas, analisar a profissão dos pais, amigos e familiares, submeter-se a um teste vocacional, entre outros. Curso superior a distância, qual faculdade escolher?

 

A escolha da faculdade e do curso superior é sempre um processo complicado. Muitas pessoas desde pequeno desenvolvem um desejo de ser alguma coisa em termos de profissão e ai fica mais fácil quando chega esta hora, mas outros acabam com muitas dúvidas e perguntas sobre qual é a profissão que quero seguir e consequentemente o curso superior a fazer. Esta é uma decisão que cabe a cada pessoa, mas existem algumas dicas que podem ajudar nesta difícil escolha.

Exatas, humanas e biológicas

Acho que a primeira coisa a fazer é se posicionar em uma das três grandes divisões das ciências, que são exatas, humanas e biológicas ou pelo menos excluir uma delas, isto já ajudará bastante. As faculdades ou cursos superiores dividem-se desta forma também. Em ciências exatas temos a matemática, as engenharias, a informática e outras do gênero. Nas ciências humanas temos o direito, pedagogia, sociologia, administração, entre outras e por fim nas ciências biológicas temos as medicinas, biologia, entre outras.

Profissão dos pais, amigos e familiares

Analisar a profissão dos pais, amigos ou familiares é uma estratégia também interessante pois é possível aprender com eles e analisar de perto os pontos fortes e fracos de cada profissão, com salário, jornada e condições de trabalho, plano de carreira, entre outros. Veja os cursos superiores que fizeram e compare com aquilo que você quer ou não quer.

Teste vocacional

Algumas faculdades ou escolas de ensino médio oferecem os chamados testes vocacionais que podem ajudar a direcionar melhor sua escolha. Esses testes também são feitos por profissionais como psicólogos ou mesmo na internet. Veja aqui um site onde você pode fazer o teste vocacional online. http://www.girodeprofissoes.com.br/teste-vocacional

Trabalhar por conta própria ou ser empregado

Outra boa pergunta é se seu perfil é de um empreendedor ou prefere trabalhar como empregado, isto tem a ver com correr riscos ou não, como ter iniciativa, empreender, criar ou simplesmente você prefere um local onde tenha processos já definidos. Embora seja possível empreender em qualquer profissão, mas existem algumas que são mais propensas ao empreendedorismo ou a trabalhar por conta e ai o curso superior que você escolher poderá direcionar melhor você a isso.

Cursos superiores mais direcionados a quem quer trabalhar por conta:

Cursos superiores mais direcionados a quem quer trabalhar por conta:

Trabalhar em equipe ou individual

A faculdade que pretende fazer também pode ter como item de escolha a forma de trabalho que mais adéqua ao seu perfil. Embora durante o curso superior seja normal você trabalhar em equipe, no dia a dia da sua profissão pode ser um pouco diferente. Profissionais liberais como médicos, dentistas, advogados, entre outros tende a ter mais autonomia, enquanto que pedagogos e demais professores, administradores, publicitários, jornalistas, entre outros.

 


Veja também

2015-2016 | Faculdade a Distância | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos